Exportações crescem 25,8% em agosto

A Divisão Econômica do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe analisou os resultados divulgados pelo Ministério da Economia, acerca do comércio exterior sergipano no mês de agosto, com base nos dados do Comex Stat, divulgados nesta semana. O resultado aponta mais uma elevação no processo de vendas de produtos sergipanos para o mercado internacional, com crescimento de +25,8% diante de agosto do ano de 2021. A soma atingiu 7,16 milhões de dólares em valores FOB, aumentando em US$ 1,47 milhão, sendo o maior valor para agosto desde 2017, e foi distribuída em 26 tipos de produtos, com destaque para suco de laranja, óleos essenciais de laranja e aquecedores elétricos de água. Os principais países de destino foram a Holanda, Bélgica e Estados Unidos.

O processo de importação sergipano totalizou 22,1 milhões de dólares, com aumento de +89,7% nas transações em valores FOB, elevando em US$ 10,5 milhões, com os principais produtos sendo coque de petróleo, fertilizantes e gás natural. Os maiores fornecedores do período foram Rússia, China e Estados Unidos. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, comentou os resultados obtidos por Sergipe em agosto.

Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.
Imagem: Marcio Rocha

“Estamos exportando bem mais que nos últimos anos, mas ainda estamos longe do que podemos promover em termos de vendas internacionais. Neste ano já crescemos em 120% diante das exportações do ano passado e isso é muito importante para nosso estado. E temos a perspectiva de elevar ainda mais nossa capacidade de exportação, pois as ações que temos desenvolvido para o comércio exterior, por meio de nosso programa de internacionalização de negócios, estão dando resultados sólidos. Com as novas ações que estamos desenvolvendo com a CNIA e o Sebrae, certamente as empresas de Sergipe irão aumentar muito mais sua capacidade exportadora e aumento da pauta de exportação do estado”, comentou Marcos Andrade.

A receita corrente em valores FOB do comércio exterior sergipano atingiu no acumulado de janeiro a agosto, US$ 72,4 milhões, apresentando um crescimento significativo diante de 2021 e sendo o maior valor para o período desde o ano de 2012. Os países que mais compraram produtos sergipanos em 2022 foram Bélgica, Holanda, Argentina, Estados Unidos e Japão, por ordem de valores investidos nas empresas locais.