Faturamento do comércio cresce quase 14% em 2022

Os dados das vendas do comércio varejista em Sergipe foram apresentados pelo IBGE, através da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), que foi analisada pela Divisão Econômica do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, com o resultado final de 2022, juntamente com o mês de dezembro. Em Sergipe, o comportamento do comércio apresentou elevação de +1,3% diante de 2021, o que é um resultado importante para a vida econômica de Sergipe. Com isso, o ano fecha de forma positiva, mostrando a recuperação da atividade comercial no estado.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, o comércio sergipano teve um bom crescimento, diante do cenário do ano anterior, com o faturamento sendo muito bom para o período.

Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, comenta resultados comerciais do ano de 2022 com os diretores regionais de Sesc e Senac, Aparecida Farias e Marcos Sales
Imagem: Marcio Rocha

“As lojas do comércio venderam mais e também movimentaram mais recursos, com o crescimento de quase 14% no ano. Com a elevação das vendas e do faturamento das empresas, vemos resultados que são importantes para Sergipe, a exemplo do mais de 3 mil empregos somente nas lojas do comércio. Isso é fundamental para o crescimento de nosso estado e desenvolvimento da economia sergipana. Além de ser um bom momento para o mercado de trabalho. A conta é simples, pois com mais vendas, mais recursos nas lojas, o resultado é mais empregos”, disse Marcos Andrade.

O faturamento das empresas do comércio varejista apresentou elevação de +13,7% no ano de 2022, descontando a inflação em Sergipe, a elevação de recursos nos caixas das lojas foi de +7,7%, já que o IPCA no estado foi de 6%. Esse valor é o que as empresas usam para reinvestir nos seus negócios, ampliando suas atividades e geração de novos empregos.

Varejo Ampliado

O comércio varejista ampliado apresentou elevação de +0,5% nas vendas em 2022, com crescimento de +13% na receita apurada. O que também traz um crescimento econômico nas empresas do segmento que envolve o varejo restrito e o comércio de veículos e materiais de construção.

O mês de dezembro apresentou variação considerável nas vendas, superando as expectativas de análises mercadológicas, com aumento de +5,6% no volume de vendas e de +10,6% na receita nominal das lojas do comércio. Já o varejo ampliado apresentou crescimento de +0,1% nas vendas e +6,4% no faturamento. O cientista econômico, Marcio Rocha, explica a importância desse crescimento no comércio.

“Dezembro foi um mês excelente para o comércio e que superou nossas expectativas, já que as vendas do período final de 2022 ajudaram a movimentar bastante os consumidores nas lojas, que compraram mais que em 2021. Essa elevação nas vendas mostra a boa condição comercial de nosso estado, que tem em um dos seus principais pilares o comércio varejista. É inexorável a força do comércio em nossa economia, pois em via de regra, mais vendas resultam em maior faturamento e elevam nossa condição de empregabilidade, que no momento é a maior dos últimos anos, com quase 300 mil sergipanos trabalhando com carteira assinada, sendo que mais de 70 mil trabalhadores empregados nas lojas de nosso estado”.