Setembro apresenta elevação de 5 mil empregos em Sergipe

O cenário econômico favorável aliado ao período de safras de culturas agropecuárias ajudaram Sergipe a apresentar um salto na geração de empregos com carteira assinada no mês de setembro. De acordo com informações do Ministério da Economia, analisadas pela Divisão Econômica do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe, o estado, em setembro apresentou a criação de 5.131 novos postos de trabalho celetistas.

Todos os grupamentos de atividades econômicas apresentaram saldo positivo, com destaque para a Agropecuária, que registrou a contratação de +2.010 novos trabalhadores, seguida pela Indústria, com +1.330 novos contratos. Na sequência, vêm o Comércio, com +766 empregos; a Construção Civil, com +583 trabalhadores; e o setor de Serviços, que aumentou em +412 o quadro de colaboradores com carteira assinada das empresas. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, comentou o saldo de empregos.

Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac
Imagem: Marcio Rocha

“Estamos em um momento no qual a economia local apresenta um bom aquecimento, está com volumes de vendas crescentes e isso tem mantido um bom ritmo de contratação de empregados no comércio, serviços e turismo ao longo do ano, sempre com saldos positivos. Entretanto, o destaque de setembro é o agronegócio, pois ele movimenta em cadeia a indústria alimentícia nesse período, devido à safra de cana, e também com a nova safra de milho. E isso é importante para nosso estado. São mais de cinco mil empregos, aumentando ainda mais o saldo positivo anual do mercado de trabalho em Sergipe”, comentou Marcos Andrade.

Marcos Andrade complementou o raciocínio lembrando que a tendência para os três últimos meses do ano é de maior elevação nos postos de trabalho, principalmente no comércio e serviços, devido às compras de final de ano e a Copa do Mundo, que também se aproxima.

“E vem aí para o final do ano, Black Friday, Natal, Copa do Mundo e o Natal Iluminado, que comprovadamente ajuda as empresas do comércio a venderem mais e contratar mais pessoas para seus quadros funcionais. Este ano será muito bom para o emprego em Sergipe”, disse.

A análise do presidente Marcos Andrade, segundo o cientista econômico, Marcio Rocha, é uma radiografia apropriada do período que o estado está vivendo. Pois o saldo positivo de empregos no estado está em ritmo acelerado no momento.

“A elevação do estoque de trabalhadores em Sergipe deu um salto em setembro e isso é muito importante para nossa economia. Ao longo deste ano, entre janeiro e setembro, já são 10.318 novos trabalhadores nas empresas. Esse dado mostra como o comportamento econômico do estado está em evidência e a clareza da recuperação do ciclo produtivo em Sergipe. Pois toda a cadeia produtiva está sem movimentando, com novos empreendimentos na construção civil, elevação da produção agrícola e aumento de vendas no comércio. Então teremos um final de ano com mais emprego e renda para os sergipanos”, comentou Rocha.