Endividamento dos sergipanos mantém estabilidade em setembro

Fecomércio oferece alternativa para pessoas negociarem dívidas e recuperarem crédito

Os números da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio e analisada pela Divisão Econômica do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe, apresentaram estabilidade em setembro. De acordo com os resultados apresentados, o indicador de endividamento familiar reduziu -0,8 pontos percentuais, saindo de 79,9% para 79,1%, marcando a estabilidade entre os meses de setembro nos anos de 2021 e 2022. A pesquisa considera dívida quaisquer compromissos que as famílias tenham contraído para pagamento. A análise da Fecomércio aponta que de cada 100 famílias pesquisadas pela CNC, com base na apuração dos dados feita em Aracaju, 79 assumem possuir dívidas.

Acerca do endividamento familiar com contas em atraso, o indicador da pesquisa aponta retração de -2,7 pontos percentuais, reduzindo de 26,5% para 23,8% no parâmetro comparativo com o mesmo mês do ano passado. A oscilação para menor é um dado importante para o entendimento da quantidade de famílias que se encontram com contas atrasadas. Sob o número total de famílias, somente 18 em cada 100 se encontram com contas atrasadas no período de até 90 dias corridos. O tempo médio de atraso de contas é de 65 dias para as famílias nessa condição. Portanto, calculando sobre a base total, o número de famílias com contas em atraso reduziu de 21 para 18 entre setembro de 2021 e setembro deste ano.

Inadimplência

Considerando como inadimplentes, as famílias com contas atrasadas há mais de 90 dias que assumiram não ter condições de pagar, o indicador da pesquisa aponta diminuição de -1,5 ponto percentual, saindo de 5,9% para 4,4% nesse cenário. O que indica que, no cômputo geral das informações, o número de famílias inadimplentes caiu de 4 para 3 em setembro deste ano, no período comparativo com o ano anterior. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, comentou o resultado da pesquisa avaliada.

Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac
Imagem: Marcio Rocha

“Estamos com indicadores de estabilidade no que diz respeito ao endividamento das famílias, e isso é um medidor importante pra que entendamos como o comércio deve se comportar nessa reta final de ano, pois temos a certeza de que com o baixo grau de inadimplência das famílias, somente 3 a cada 100 se encontram nessa condição, os consumidores continuarão indo às lojas e fazendo compras com responsabilidade. Estamos chegando a dois anos com o indicador de inadimplência em níveis muito baixos e isso é fundamental para que a economia continue fluindo com maior força e altivez diante do cenário econômico, pois mostra que o consumidor está tendo maior educação financeira”, disse Marcos Andrade.

Tipos de Dívida

As modalidades de crédito que compõem a condição de endividamento do mantêm a ordem mesma de comprometimento familiar ao longo dos meses. O cartão de crédito, modalidade mais acessível de crédito, continua na primeira posição, sendo responsável por 97,2% das dívidas familiares. Seguido pelos carnês de crediário, com 28,4% e operações de crédito pessoal, com 15,7%. Outros modais de crédito também compõem a formação das dívidas familiares, a exemplo de financiamentos imobiliários e automotivos, crédito consignado e cheque especial. A soma das dívidas ultrapassa o valor de 100% em virtude de as famílias possuírem mais de um modal de crédito em uso.

Recuperação de Crédito

Centro Comercial de Aracaju
Imagem: Jadilson Simões

Para ajudar as pessoas e empresas a recuperarem créditos ativos e prescritos, ajudando na saúde financeira familiar e empresarial, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, em parceria com a Câmara de Mediação e Arbitragem – Media, desenvolveu um aplicativo para as pessoas negociarem suas dívidas com empresas, bancos, operadoras de crédito e financeiras. O app Media Resolve oferece o serviço de mediação a arbitragem para que sejam encontradas as melhores soluções, de forma rápida e eficiente para que as pessoas possam ter seu nome limpo, crédito recuperado e voltem ao mercado de consumo. O cientista econômico, Marcio Rocha, explica o funcionamento e vantagens do serviço.

“Estamos em um momento de recuperação dos postos de trabalho no estado, o emprego com carteira assinada está crescendo. Contudo, muitas famílias se endividaram, ficaram com contas atrasadas ou inadimplentes e estão fora do mercado de crédito por conta disso. Então, a Fecomércio, juntamente com a Media desenvolveram esse sistema que pode resgatar o consumidor, fazendo com que ele limpe seu nome e volte a consumir. As possibilidades de acordo são infinitas, fazendo com que a pessoa pague sua dívida sem precisar comprometer seu orçamento e se recolocando no universo de compras a crédito. Esse modelo é único no Brasil e já apresenta resultados consideráveis desde seu lançamento, devolvendo o poder de compra para as pessoas”, disse Rocha.