Contribuição sindical pode ser paga até 31 de janeiro

contribuicaodestaque
As agências da Caixa Econômica Federal em Sergipe já estão recebendo desde o dia dois de janeiro, os pagamentos da Contribuição Sindical Patronal, referentes a 2013. O prazo para pagamento da contribuição (empregadores) se estende até 31 de janeiro próximo. Com a aproximação do final do prazo pré-estabelecido na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que também determina a obrigatoriedade do recolhimento da Contribuição Sindical, é preciso se programar para garantir um ano em dia.

Para quitar o débito, o contribuinte deve pegar uma guia de pagamento junto a Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), na rua Dom José Tomaz, 235 e efetuar o pagamento nas agências da Caixa ou lotéricas. Para saber quais são os valores devidos, basta consultar a tabela de cálculo vigente em 2013. O valor a ser pago é com base no capital social da empresa, conforme tabela publicada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Vale lembrar, que as empresas devem recolher o tributo ao sindicato da categoria em que está enquadrado, em conformidade com o contrato social da empresa. Por isso, é recomendado que, antes de pagar a contribuição sindical, a empresa confirme à qual sindicato pertence. O período é de muitas dúvidas, as empresas do comércio têm bastante dificuldade em saber o enquadramento. Portanto, observar a atividade exercida pela empresa é o caminho mais indicado.

“Como sempre ocorre onde existe a perspectiva de dinheiro, alguns sindicatos fantasmas, que dizem ter base em outros Estados, passam a enviar boletos às empresas sergipanas para cobrança, causando enormes prejuízos ao Sistema Sindical Patronal do Estado de Sergipe. Então, este é o momento da classe empresarial ficar atenta e de olho nas guias de pagamento que lhes são enviadas, para que não venhamos beneficiar os estrangeiros espertalhões”, afirmou o presidente da Federação do Comércio, Abel Gomes da Rocha Filho.