Sergipe é pioneiro no desenvolvimento de ações para o setor de energia

Sergipe é pioneiro no desenvolvimento de ações para o setor de energia. Propósito do Sergipe Day foi apresentar as oportunidades de investimento que o nosso estado pode oferecer dentro do setor de matrizes energéticas

Sergipe se posicionou como um dos principais estados brasileiros na promoção de ações voltadas para o desenvolvimento do setor de energia. Atualmente, possui grande potencial para a produção e fornecimento de gás natural, óleo bruto e fertilizantes com base nitrogenada e potássica. Na última terça-feira (25), o estado ocupou a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) protagonizando o evento “Sergipe Day”. O intuito foi apresentar às indústrias nacionais e internacionais as oportunidades de investimento que o nosso estado pode oferecer dentro do setor de matrizes energéticas.

O mercado energético sergipano carrega grandes potenciais em seu bojo, pois se espera que no futuro as águas ultraprofundas da costa sergipana sejam grandes produtoras e fornecedoras de gás natural para o país, considerando que  Sergipe possui a maior jazida de gás natural inexplorada do hemisfério sul. Somado ao potencial desta reserva em sua costa, o estado pretende criar um polo energético formado por terminal de gás natural liquefeito associado a uma usina termelétrica e um polo industrial com proximidade ao polo energético, com potencial para instalação de outras usinas termelétricas e fotovoltaicas.

O debate no “Sergipe Day” foi conduzido pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e contou com a palestra do ex-presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, senador Laércio Oliveira. O coordenador do IFPD, Lucas Uriel Lima, participou do evento, como representante da instituição e componente do Fórum Sergipano de Óleo e Gás, que conta com a participação da Fecomércio. Empresas como a TAG, Eneva, Petrobras, Commit Gás, VLI Logística e Unigel expuseram as oportunidades do nosso estado a nível nacional e internacional.

Atuação do Instituto Fecomércio para avanço do setor

Sergipe é pioneiro no desenvolvimento de ações para o setor de energia. Coordenador do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD), Lucas Uriel Lima, esteve presente no "Sergipe Day"
Coordenador do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD), Lucas Uriel Lima, esteve presente no “Sergipe Day”

O Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD) foi um dos agentes que promoveram o avanço nas discussões de desenvolvimento da cadeia produtiva, por meio do estudo promovido pela empresa Mastersenso sobre o Polo de Fertilizantes de Sergipe e o estudo realizado pela Machado & Meyer Advogados sobre as receitas decorrentes da exploração e produção de petróleo e gás natural no estado.

De acordo com o estudo “Polo Ferti – O Polo de Fertilizantes Sergipano”, que tem o propósito de ser um plano para estímulo aos empreendimentos nas operações das cadeias de valor de fertilizantes e gás natural, o mercado energético sergipano tem o potencial de movimentar cerca de US$ 10 bi até o ano de 2030, com perspectiva de criação de mais de 50 mil empregos nas empresas relacionadas à atividade.

Também foi observado no estudo que devido ao estado possuir condições favoráveis para produção de fertilizantes, o abastecimento estrangeiro de produtos agrícolas vai diminuir e a cadeia produtiva local vai ganhar espaço para crescer de forma rápida e contribuir na geração de empregos em serviços manutenção industrial, serviços de transportes, serviços informáticos, importação e exportação, serviços financeiros, serviços imobiliários, de consultorias e afins.

A Fecomércio também contribui com o estímulo ao debate através do evento “Sergipe GásFértil”, responsável por movimentar o cenário das cadeias produtivas de óleo e gás e fertilizantes. O intuito do evento é reunir empresários de vários estados brasileiros, representantes de empresas multinacionais, agentes públicos e representantes das empresas da cadeia produtiva extrativa mineral para encontrar soluções e apresentar novas oportunidades para o desenvolvimento deste setor.