Comércio deverá movimentar 12,5 milhões de reais em produtos da Páscoa

Um estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), projeta que as vendas do comércio varejista direcionadas para produtos específicos do período da Páscoa neste ano. Segundo a CNC, a movimentação comercial será de 2,49 bilhões de reais, com elevação de +2,8% diante do ano do ano passado, já descontada a inflação do período.

A Divisão Econômica do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe, com base no estudo da CNC, concluiu que o comércio sergipano deverá apresentar movimentação de 12,5 milhões de reais em vendas de produtos do período pascal, a exemplo de chocolates, produtos de pesca e alimentícios direcionados para a celebração da Páscoa entre as famílias.

A Páscoa de 2023 deverá ser a melhor em vendas do comércio desde o ano de 2020, de acordo com o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade. Com o auge da pandemia e empresas do comércio fechadas no período, apenas com o comércio essencial aberto, a movimentação das lojas foi baixa naquele ano, recuperando-se gradativamente nos anos subsequentes.

Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, comenta expectativa de vendas da Páscoa. Imagem: James Santos

“Como 2020 foi um ano perdido para o comércio como um todo, inclusive no período da Páscoa, as vendas nos anos de 2021 e 2022 elevaram em percentuais consideráveis, segundo nossos estudos anteriores. Para este ano, a previsão de aumento de cerca de 3% no varejo direcionado aos produtos da Páscoa, é um dado animador. Tendo em vista que há uma boa recuperação de vendas dos produtos para a Páscoa. O varejo alimentar deverá ter um bom movimento, e como temos a cultura do pescado em nossa alimentação, também haverá uma elevação significativa”, afirmou Marcos Andrade.

Para o economista Marcio Rocha, a elevação das vendas na Páscoa é fundamental para a garantia de um mês com saldo positivo nas vendas do comércio varejista sergipano.

Marcio Rocha, economista, destaca a elevação das vendas de pescados no período.
Imagem: James Santos

“A Páscoa não está entre as cinco datas mais importantes do comércio, devemos considerar isso. Entretanto, o faturamento das empresas sergipanas, principalmente no comércio atacadista distribuidor e varejista alimentar, têm uma elevação importante nas vendas nesse período. Além disso, devemos lembrar que o produto pescado tem alta procura no período da quaresma, elevando a tonelagem vendida nos mercados centrais, setoriais e supermercados. O comércio de pescado, principalmente peixes de nossa região e camarões, tem sentido uma movimentação considerável nesta semana e vai aumentar até a próxima quinta-feira”, disse Rocha.