Comércio de Aracaju aponta crescimento médio de 42% em junho

O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, com o objetivo de estimular o aumento das vendas do comércio de Aracaju no período de festas populares, realizou três eventos direcionados para o comércio, serviços e turismo. Os projetos “Bem-Vindo ao País do Forró”, “São João na Praça” e “São João da Família” foram desenvolvidos e levaram muita festa, música, diversão, cultura, arte e alegria para as pessoas no Centro Comercial de Aracaju, além de hotéis, pousadas, bares e restaurantes, rodoviárias, aeroporto e cidades com festejos juninos por todo estado.

Atendendo a uma determinação do presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, fora realizada uma pesquisa para consumo interno da Fecomércio, avaliando a movimentação econômica de Aracaju em vários segmentos empresariais. Os resultados apurados foram muito bons, mostrando a força das festas juninas realizadas no estado e, principalmente, as desenvolvidas pelo sistema, que mostraram um aumento significativo nas vendas do mês de junho.

A pesquisa foi lançada e ouviu os empresários do Centro Comercial de Aracaju, que afirmaram de forma majoritária ter elevação no volume de vendas no mês. De acordo com o estudo realizado pelo Núcleo de Inteligência de Mercado do Instituto Fecomércio, 75% dos empresários afirmaram ter elevação nas vendas de suas lojas, apontando elevação média de 42,2% no volume de vendas. Um número considerado surpreendente para o período comparativo com o ano de 2022. O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, comentou o resultado apurado.

“A elevação das vendas nas lojas foi apontada por três em cada quatro empresários, o que mostra a força do São João no período. E isso é muito bom para a economia de Aracaju, que teve uma movimentação significativa, pois 75% dos empresários disseram que venderam mais que no ano passado. E esse é o resultado que queríamos ter com os eventos realizados no período junino. Estamos muito felizes em saber que as empresas do Centro Comercial de Aracaju venderam muito mais que antes, pois fizemos nossos eventos para isso acontecer. Todo esse conjunto de forças somadas entre Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju, Energisa e Banco do Nordeste, além da Confederação Nacional do Comércio, resultou neste excelente saldo para o comércio de Aracaju”, afirmou Marcos Andrade.

Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, discute os resultados da pesquisa com a estatística, Drielly Rodrigues, e o economista, Marcio Rocha, da equipe de Inteligência de Mercado. Imagem: James Santos

De acordo com o economista da Fecomércio, Marcio Rocha, outros panoramas foram estudados para uma melhor compreensão do cenário econômico das empresas no mês de junho em Aracaju. Ele explica que as empresas tiveram uma elevação média de 37,8% no faturamento do período.

“Quando uma empresa movimenta a mais nas vendas, isso significa que o crescimento na sazonalidade dos festejos juninos traz muita força para o mercado local. Quando realizamos a pesquisa, não imaginávamos que a elevação seria tão forte. Entretanto, fatores importantes além dos eventos do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, trouxeram esse resultado que deve ser comemorado por todos. A realização dos festejos em Aracaju por 30 dias, a dualidade entre Arraiá do Povo e Forró Caju, as festas no interior que aconteceram com muita força, assim como os eventos direcionados pela Fecomércio no Centro de Aracaju, fizeram a diferença. As pessoas foram para as festas, consumiram mais bens e serviços e fortaleceram toda a cadeia produtiva, gerando mais emprego e renda”, disse Rocha.

O projeto “Bem-Vindos ao País do Forró” foi uma realização do Conselho Empresarial de Turismo de Sergipe (CETUR), com o apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Fecomércio. O projeto “São João na Praça” foi desenvolvido pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e Prefeitura de Aracaju, com patrocínio do Banco do Nordeste e Maratá, e apoio da Energisa. Já o “São João da Família” que continua com sua programação até 10 de julho, é uma realização do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e Prefeitura de Aracaju, com apoio do Governo de Sergipe, Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, e Energisa.

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 28 de junho, para a melhor compreensão da movimentação das empresas comerciais do Centro de Aracaju, durante o período mais intenso das festas, para entender melhor a realidade de movimentação econômica do cenário junino.