Comércio varejista apresenta elevação de 7,1% em janeiro

O volume de vendas do comércio varejista sergipano apresentou um bom início para o ano de 2023, com o crescimento de +7,1%, diante de janeiro do ano passado. Com isso, as empresas do comércio local começaram o ano com boas vendas, abrindo uma larga vantagem em relação ao mesmo período de 2022, conforme análise da Divisão Econômica do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, baseada nos números apresentados pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo IBGE.

Além das vendas, a receita nominal apurada pelas empresas também apresentou crescimento de +12,2% em janeiro, comparando com janeiro de 2022. O que indica que as empresas estão faturando mais, mesmo com o desconto da inflação corrente no período de um ano. O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, comentou o resultado analisado.

Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe
Imagem: Marcio Rocha

“Começamos este ano com o pé direito, bem acelerado, com essa elevação no volume de vendas do varejo, que é muito importante, e também no varejo ampliado, que apresentou uma elevação ainda maior. 2022 foi um ano de recuperação da economia, mas que trouxe um bom número de novos empregos gerados. E isso lança novos consumidores no mercado, que movimentam o comércio. Acredito que esse ritmo poderá se manter e trazer boas notícias para os empresários do comércio ao longo do ano”, afirmou Marcos Andrade.

O comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de comércio de veículos e materiais de construção, além do varejo restrito, também apresentou crescimento significativo em janeiro, com elevação de +5,3% em seu volume de vendas e de + 11,3% na receita apurada. O comparativo ideal para entender a movimentação do mercado é a medição com o ano anterior, segundo o economista do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcio Rocha, que explica alguns fatores que justificam o aumento nas vendas tanto do varejo restrito, como do ampliado.

“O comportamento do comércio é o melhor termômetro da economia. Pois é dele que extraímos se as empresas estão vendendo mais em determinado período, e para saber se houve crescimento nos negócios, fazemos a comparação com o mesmo mês do ano anterior. Assim temos uma radiografia real do que acontece no cenário comercial local. As compras de materiais escolares, temporada de liquidações, melhoria no cenário para as construções e reformas residenciais são fatores importantes que movimentaram mais a economia. Além, obviamente das compras realizadas pelas famílias em vários segmentos do comércio como um todo”.

A movimentação do comércio varejista para o início do ano de 2023 apontando crescimento leva os empresários a se animarem mais com investimentos nos negócios, elevação dos estoques para venda e potencial contratação de novos trabalhadores para as lojas. A expectativa da Fecomércio é que esse cenário se mantenha em bom ritmo ao longo do ano.

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.