Consumo em Sergipe crescerá 4,6% em 2023

A IPC Marketing Editora publicou nesta semana o IPC Maps 2023, principal relatório de perspectiva de consumo do mercado brasileiro. Os dados apontam elevação considerável no consumo da população do estado de Sergipe para este ano, com a estimativa de circulação de R$ 50,6 bilhões na economia local.

O número apresenta elevação de +4,6% diante do ano de 2022, quando foram consumidos 48,4 bilhões de reais. As variáveis do estudo levam em consideração o PIB do estado e sua perspectiva de crescimento para o ano de 2023, o que mostra a solidificação da atividade econômica no estado, deixando para trás em definitivo os reflexos da pandemia que afetou o mercado até o ano de 2021. O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, Marcos Andrade, teve acesso ao relatório completo do IPC Maps 2023, e comentou a potencial elevação econômica do estado.

Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, comenta com o economista, Marcio Rocha, sobre os resultados do IPC Maps 2023

“Estamos em uma crescente forte no estado, com bom volume de geração de empregos e elevação nas variações de vendas do comércio. A expectativa de elevação em +4,6%, apresentada pelo IPC Maps fortalece o ritmo que percebemos na economia sergipana neste ano. É uma notícia que deixa todos muito felizes, pois com a economia forte, todos crescem e este será um ano de aumento da economia”, disse.

O número de empresas, de acordo com o IPC Maps também apresentou crescimento, saindo de 136.048 em 2022 para 141.862 neste ano. A elevação da participação no cenário empresarial é de +4,3%. O economista da Fecomércio, Marcio Rocha, destaca a importância da variação empresarial no estado.

“Os dados do IPC Maps são os mais confiáveis do mercado nacional no que diz respeito à perspectiva de consumo da população. Suas informações apontam muito do que o mercado tende a seguir em seu comportamento e saber que temos mais empresas ativas no estado, mostra claramente o que vemos nos resultados de dados econômicos, principalmente no emprego, já que Sergipe vive um bom momento de contratação de trabalhadores. Os empregos gerados põem novos consumidores no mercado, elevando a atividade econômica”, comentou.

A divisão do consumo do estudo IPC Maps 2023 apresenta 22 categorias, sendo que o consumo urbano dos sergipanos deve atingir 44.3 bilhões de reais e o consumo rural 6.3 bilhões. As três principais categorias com perspectivas de consumo são alimentação, com R$ 9.1 bilhões; habitação, com R$ 8.6 bilhões e veículos próprios, com 4.4 bilhões de reais. Sergipe segue na contramão do Brasil, apresentando elevação muito maior que a nacional para este ano.

Marcos Pazzini, diretor da IPC Marketing Editora

De acordo com o IPC Maps, o consumo brasileiro deve apontar R$ 6.7 trilhões neste ano, o que segundo o diretor da IPC Marketing Editora, Marcos Pazzini, aumentará em +1,5%. “A movimentação ainda é baixa em comparação ao incremento de +4,3% verificado no ano passado, quando a economia se reergueu dos reflexos negativos da pandemia, somado aos repasses de valores significativos, por meio de programas sociais à população mais carente. As benesses do então Governo Federal deixaram um saldo negativo ao atual, que não tem condições financeiras, pelo menos por enquanto, de puxar o progresso econômico por meio do consumo das famílias, principalmente aquelas de baixa renda.

Sobre o IPC Maps:

Publicado anualmente pela IPC Marketing Editora, empresa que utiliza metodologias exclusivas para cálculos de potencial de consumo nacional, o IPC Maps destaca-se como o único estudo que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo por categorias de produtos para cada um dos 5.570 municípios do País, com base em dados oficiais, através de versões em softwares de geoprocessamento. Este trabalho traz múltiplos indicativos dos 22 itens da economia, por classes sociais, focados em cada cidade, sua população, áreas urbana e rural, setores de produção e serviços etc., possibilitando inúmeros comparativos entre os municípios, seu entorno, estado, regiões e áreas metropolitanas, inclusive em relação a períodos anteriores. Além disso, o IPC Maps apresenta um detalhamento de setores específicos a partir de diferentes categorias.

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 12 sindicatos patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.