Fecomércio e Sefaz debatem pautas para avanço do setor produtivo

Na pauta, discutiram sobre a alíquota do ICMS e negócios internacionais
Fecomércio e equipe técnica do Sefaz-SE se reúnem para debater pautas do setor produtivo

Com o objetivo de discutir a situação econômica do comércio sergipano, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, visitou a Sefaz-SE e conversou com a Secretária de Estado da Fazenda, Sarah Andreozzi, na manhã da última terça-feira (15).

Na reunião, o presidente do sistema e a secretária conversaram sobre a condição que o estado se encontra financeiramente, e como a economia comercial será prejudicada se não houver o ajuste na alíquota modal do ICMS em Sergipe. Segundo o presidente Marcos Andrade, as empresas do comércio sergipano entrarão em dificuldades de competividade diante de outros estados, caso a alíquota modal aumente para 22%, como previsto para o dia 20 de março.

Marcos Andrade pediu à secretária Sarah Andreozzi que ajude as empresas para que tenham garantia de concorrência leal diante do mercado e de justiça fiscal nas relações comerciais exercidas dentro do setor produtivo de nosso estado, evitando que as empresas de Sergipe não percam competitividade diante do cenário nacional.

Reunião entre Fecomércio e Sefaz
Na pauta, discutiram sobre a alíquota do ICMS e negócios internacionais

“Sergipe vai a 22% e terá a segunda maior alíquota modal do ICMS em todo o país, perdendo apenas para o Rio de Janeiro, que será de 23%. Estamos rodeados de estados que terão alíquotas de 18 ou 19% e isso será prejudicial para as empresas de nosso estado”, afirmou Marcos Andrade.

Além disso, também foi discutida a questão de desenvolvimento de uma legislação aduaneira para Sergipe, de modo que possa fomentar a atividade de exportação e importação no estado, através da atuação do Porto de Sergipe, ampliando a capacidade de geração de emprego e renda para o estado.

Estiveram na ocasião o superintendente da Fecomércio, Maurício Gonçalves, o assessor jurídico da federação, Gustavo Andrade, e os assessores jurídicos da FCDL, Airton Andrade e Ewerton Souza.