Comércio e Serviços em Sergipe apresentam aumento em agosto

No cenário econômico de Sergipe, agosto de 2023 foi marcado por uma notável elevação nas atividades de comércio e serviços, impulsionando a economia do estado. Os números da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizadas pelo IBGE, divulgadas nesta semana e analisadas pela equipe de Inteligência de Mercado do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, apontam a manutenção do crescimento da movimentação econômica do comércio e serviços, que desempenham um papel fundamental na geração de emprego em Sergipe.

Comércio

O comércio varejista restrito apresentou um aumento significativo de +2,8% nas vendas em relação a agosto do ano anterior. Esse crescimento é acompanhado por um aumento ainda mais expressivo na receita nominal das empresas comerciais, que subiu +4,2%. Várias razões podem explicar esse desempenho positivo, a exemplo da retomada da confiança do consumidor, que é um fator crucial, analisado mensalmente pela Fecomércio, para entender o desempenho da atividade comercial. Em um cenário de estabilidade econômica, a confiança dos consumidores está se restaurando, levando a um aumento das compras. O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Fernando Carvalho, comentou os resultados da elevação das atividades comerciais.

Fernando Carvalho, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe. Imagem: James Santos

“Sergipe está vivendo um período de crescimento econômico, o que impulsiona a demanda do consumidor, contribuindo para um aumento nas vendas no varejo. A melhoria das operações de comércio eletrônico das empresas locais, aliando logística e sistemas de pagamento facilita o acesso dos consumidores aos produtos, estimulando as vendas. Além, obviamente, das ações que estão sendo feitas pela Fecomércio, entidades empresariais como a Acese e CDL, por exemplo, para levar os consumidores para as lojas do comércio. As atividades de comércio e serviços desempenham um papel fundamental na economia de Sergipe, sendo os principais geradores de emprego. O aumento nas atividades econômicas nesses setores é uma excelente notícia para a população, uma vez que a geração de empregos é essencial para o bem-estar da comunidade e para o aumento da renda disponível das famílias”, disse Carvalho

O comércio varejista ampliado também apresentou um crescimento positivo, com um aumento de +1,1% nas vendas e +3,2% na receita nominal. Esses números, embora mais modestos do que os do varejo restrito, refletem a recuperação do setor, que é impulsionado por fatores semelhantes, com tendências de elevação nas vendas de materiais de construção neste período final de ano.

Serviços

O setor de serviços mantém sua posição de destaque, com um aumento de +4,7% no volume de negócios e +6,6% na receita nominal das empresas. As razões por trás desse desempenho estão ligadas à movimentação elevada do turismo local neste ano, além de serviços prestados às famílias, como explica o coordenador de Inteligência de Mercado do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcio Rocha.

Marcio Rocha, economista, destaca aumento das atividades de serviços. Imagem: James Santos

“O fortalecimento das atividades sociais festivas, eventos e turismo têm sido muito importantes neste ano. Sergipe experimentou um aumento significativo das atividades sociais e no turismo, o que tem movimentado muito fortemente os hotéis, restaurantes e atividades de entretenimento, além da grande quantidade de eventos corporativos realizados no estado. A melhoria da infraestrutura de turismo, a elevação de desembarques no aeroporto de Aracaju, além das ações pensadas para projetar o turismo no estado têm atraído mais visitantes e aumentado a demanda por serviços. Não podemos desconsiderar também o aumento de serviços profissionais direcionados para as famílias, que crescem muito ao longo dos anos”, afirmou Rocha.