Comércio e Serviços apresentam bom ritmo de crescimento em julho

Os dados relativos à movimentação das empresas dos setores de comércio e serviços apresentaram elevação no mês de julho, de acordo com as pesquisas realizadas pelo IBGE, analisadas pela Divisão de Inteligência de Mercado do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe.

No mês de julho, o volume de negócios realizados pelo setor de serviços em Sergipe apresentou uma elevação de +8,7% em julho, no comparativo com julho de 2022. Já a receita nominal apurada pelas empresas do setor aumentou em +7,9%, indicando que a atividade que mais gera empregos no estado mantém sua solidez como principal força econômica de Sergipe.

No acumulado do ano de 2023, considerando os sete primeiros meses, a realização de negócios aumentou +8,9% e a movimentação econômica das empresas do segmento aponta aumento de +11,1%, diante do mesmo período de 2022. O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Fernando Carvalho, comentou os resultados, destacando que a economia sergipana está em franca ascensão.

Comércio e Serviços apresentam bom ritmo de crescimento em julho.
Presidente da Fecomércio-Sesc-Senac, Fernando Carvalho, fala da importância do setor de serviços para o crescimento da economia

“O setor de serviços é historicamente a atividade que mais movimenta riquezas em Sergipe, que também gera a maior quantidade de empregos. São quase 150 mil empregos que possuem a responsabilidade direta das empresas de serviços no estado e o crescimento das atividades empresariais no segmento é um forte indicador do avanço econômico de Sergipe neste momento econômico, que se encontra em ascensão. Devemos pensar que, como a principal força econômica sergipana e brasileira está fundamentada nas atividades de serviços, é importante desenvolver políticas que fortaleçam o setor. A reforma tributária poderá afetar de modo preocupante o setor que mais movimenta a economia no país. O momento é de tentar desburocratizar o trabalho das empresas, para que possam aumentar sua capacidade geradora de empregos”, disse Fernando Carvalho.

Comércio varejista

O mês de julho também foi bom para o comércio em Sergipe, com variação de +5,5% no volume de vendas dos estabelecimentos comerciais, que resultaram no aumento de +2,9% na receita nominal apurada pelas empresas do comércio varejista restrito. Para o varejo ampliado, que contempla as vendas de veículos e materiais de construção, o aumento nas vendas foi de +13,2%, com crescimento de receita nominal em +12%. No acumulado do ano de 2023, entre os meses de janeiro e julho, o comércio restrito apresenta crescimento de +4,1%, com aumento na receita de +3,4%. O varejo ampliado aponta elevação de +3,6% nas vendas e +5,6% na receita nominal, no comparativo com o período corrente do ano passado entre janeiro e julho.

Comércio e Serviços apresentam bom ritmo de crescimento em julho.
Economista Marcio Rocha afirma que o período junino contribuiu para elevação das vendas no comércio varejista

Os resultados de julho refletem a melhoria nas condições econômicas da população, que tem buscado mais compras, como explica o economista Marcio Rocha, coordenador de Inteligência de Mercado da Fecomércio.

“O mês de julho em Sergipe contou com a continuidade das festas juninas, que ajudaram a movimentar mais a economia do estado. Além disso, como foi estudado na pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias, que mensalmente medimos na Fecomércio, o momento de compra para bens duráveis está melhor e as pessoas estão buscando mais essa opção de compra. O mercado de materiais de construção, principalmente de louças sanitárias, artefatos de decoração, pisos e azulejos está em alta, seguindo também por um ritmo bom de vendas de veículos que tem acontecido desde maio”, afirmou.

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 sindicatos patronais em Sergipe. Presidida por Fernando Carvalho, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.