Uma parceria entre o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) e a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) visa transformar a realidade dos trabalhadores da reciclagem no estado. O objetivo é fortalecer o Projeto Conexão Cidadã, promovendo a inclusão socioeconômica e a modernização do trabalho de coleta.
O alinhamento da parceria foi debatido durante uma reunião entre o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, o procurador do Trabalho e coordenador do Projeto de Inclusão Socioeconômica dos Catadores do MPT-SE, Emerson Albuquerque, e a coordenadora do projeto Conexão Cidadã, Vera Cardoso.
Segundo o presidente da Fecomércio-SE, a Federação atuará como elo entre os empresários e os catadores. O objetivo é sensibilizar o setor produtivo para que o descarte de resíduos deixe de ser um problema urbano e se torne uma oportunidade de geração de renda.
“Iremos convocar os empresários do centro para uma reunião, com o objetivo de conscientizá-los sobre a atividade dos catadores. Ao invés de descartarem seus resíduos na rua, dar a oportunidade de recolherem diretamente na empresa e levarem para as cooperativas de reciclagem. Vamos criar um ambiente harmonizado entre o empresário que vai descartar esse material, o catador que vai recolher e o comprador. Isso vai facilitar para todos e dignificar todos os trabalhadores”.

Para o procurador do Trabalho e coordenador do projeto pelo MPT-SE, Emerson Albuquerque, o apoio da Fecomércio é fundamental. “O objetivo é fortalecer o Conexão Cidadã, que atende principalmente catadores autônomos que ainda não estão em cooperativas. Estamos convictos de que essa união trará bons frutos para a vida desses trabalhadores”, afirmou.
Além da coleta, o projeto foca no resgate da cidadania. A coordenadora do Conexão Cidadã, Vera Cardoso, explica que o trabalho envolve identificar catadores que hoje vivem na invisibilidade.
“Muitos não têm sequer documentação básica. Nós levamos saúde, exames, vagas em creches para os filhos e cursos de qualificação. O catador é um agente ambiental e precisa ser visto como tal pelo empresariado e pela sociedade”, pontuou Vera.
O Conexão Cidadã é uma iniciativa nacional que visa cadastrar catadores autônomos, garantir acesso a políticas públicas e incentivar a transição para o modelo de cooperativas, onde o trabalho é realizado em ambientes protegidos e com maior rentabilidade.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 Sindicatos Patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Notícias Relacionadas
Turismo de Sergipe avança no ranking nacional e caminha para novo recorde de faturamento
Fecomércio Sergipe vence Troféu Atena 2025
José Roberto Tadros é reeleito presidente da CNC
Pix consolida avanço e movimenta R$ 62,2 bilhões em Sergipe em 2025
CNC 80 anos: sessão solene no Senado e missa na Catedral de Brasília marcam aniversário
Marcos Andrade é eleito novamente presidente da Fecomércio
Equipe do Sistema Fecomércio Sergipe participa do Conecta 2023







