Expopesca 2023 é aberta em Aracaju

Foi aberta na manhã desta quarta-feira (13) a Expopesca 2023, evento que congrega agentes participativos da cadeia produtiva de pesca e aquicultura dos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas. O evento acontece até a sexta-feira, no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju.

A abertura foi feita pelo coordenador da Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura da Fecomércio, e coordenador da Expopesca, Humberto Eng, que agradeceu a todo o apoio do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac nas pessoas dos presidentes Laércio Oliveira, hoje senador, e Marcos Andrade, por seu empenho pelo desenvolvimento do setor no estado, assim como ao presidente Fernando Carvalho, que tem dado total agilidade para a realização da segunda edição da Expopesca.

Humberto Eng, coordenador da Expopesca. Imagem: James Santos

“Quero agradecer à Fecomércio, por estimular o trabalho em favor da pesca e aquicultura de Sergipe, quando em 2017 iniciou o trabalho para que pudéssemos constituir a Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura. De lá novas ideias foram surgindo e ações se direcionando para que o setor fosse fortalecido. Hoje, a Expopesca é o maior evento do nordeste sobre essa atividade tão importante para nosso estado e para todo o Brasil. E nisso agradeço a Laércio Oliveira, Marcos Andrade e Fernando Carvalho por nos darem total apoio e abraçarem o projeto da Expopesca conosco”, disse Eng.

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Fernando Carvalho, destacou que a Expopesca é um evento inovador e revolucionário para o mercado da pesca no nordeste, consolidando-se como o maior evento do segmento na região. Fernando agradeceu à presença dos participantes, ressaltando que o estímulo ao setor produtivo da pesca e aquicultura continue se fortalecendo em Sergipe.

Fernando Carvalho, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac. Imagem: James Santos

“Sergipe é o quarto maior produtor de camarões do Brasil e isso deve ser valorizado, pois a cultura do produto pescado é uma importante movimentadora da cadeia produtiva de nosso estado, fortalecendo a geração de emprego e renda para os sergipanos e movimentando nossa economia de modo a continuar crescendo. A Expopesca surgiu de forma a tomar corpo e evoluir significativamente nesses dois anos, a ponto de hoje estar em posição de destaque nacional, abarcando os estados da Bahia e Alagoas, em seu desenvolvimento. É uma ação que fortalece sobremaneira a economia dos três estados e com as discussões e apresentações aqui feitas, certamente essa força se aumentará e continuaremos a crescer em nosso posicionamento no mercado nacional”, afirmou Carvalho.

Participantes da Expopesca na cerimônia de abertura. Imagem: James Santos

A Expopesca SEALBA é uma realização do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, Mangue Cultural, Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura e Êxito Eventos. Contém o patrocínio do Governo Federal, através do Ministério da Pesca e Aquicultura, Governo do Estado de Sergipe, via Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca, Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura. Além da Codevasf, UFAL, Eneva, Faese e Prefeitura de Aracaju.

O evento conta com apoio da Universidade Federal de Sergipe, AM Malls, Governo do Estado de Sergipe através das secretarias de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Políticas Públicas Para Mulheres e Turismo, e Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, por meio do Instituto Euvaldo Lodi, Infotec, Gráfica J. Andrade e Vitalmed Constat.