Expopesca reúne agentes do setor produtivo e movimenta cadeia de pesca e aquicultura

Com a participação de várias prefeituras, governo do estado, representantes de órgãos federais, estudantes e empresários do segmento, foi iniciada nesta quinta-feira (13), a Expopesca. O evento que segue até o próximo sábado no Iate Clube de Aracaju, conta com a participação de mais de 300 pessoas, mostra sua força na primeira edição, agregando os agentes da cadeia produtiva de pesca e aquicultura dos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas.

Participantes da Expopesca 2022
Imagem: Marcio Rocha

A abertura do evento aconteceu nesta manhã, com o pronunciamento do coordenador da Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura da Fecomércio, Humberto Eng, que destacou a importância da união dos empresários do segmento, com os agentes do setor produtivo público e privado, para o desenvolvimento do setor no estado. “A categoria empresarial da pesca e aquicultura sergipana tem muito a agradecer ao Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, por dar voz e vez aos agentes do segmento e criar oportunidades para que os produtores do pescado possam se encontrar e discutir os melhores caminhos para nossa atividade”, destacou Eng, agradecendo a iniciativa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em promover o evento fortalecedor da atividade pesqueira.

Humberto Eng, coordenador da Câmara de Pesca e Aquicultura da Fecomércio
Imagem: Marcio Rocha

Alegre com a realização da Expopesca, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, foi congratulado com um troféu e manifestou sua opinião sobre o evento e como a cadeia produtiva da pesca é importante para Sergipe.

Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac
Imagem: Luana Cardoso

“Investir no segmento da cadeia do pescado é estimular não somente o comércio e a produção do pescado, bem como incentivar o turismo e comércio no estado. Afinal, Sergipe é um grande produtor de produtos derivados da pescaria e carcinicultura, sendo o terceiro maior produtor de camarões da região, além de ter em suas águas peixes que são consumidos no mercado nacional e internacional. E nosso papel fundamental é fazer com que as empresas do segmento possam ter oportunidades para fomentar negócios e crescerem, pois o crescimento empresarial é o crescimento de Sergipe, principalmente retornando no formato de empregos para a população”, disse o presidente Marcos Andrade.

A Expopesca contou com a presença do senador eleito por Sergipe e ex-presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, que valorizou a iniciativa e lembrou que seu objetivo ao criar a Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura na Fecomércio tem sido atingido e superado de forma constante.

Laércio Oliveira, senador eleito por Sergipe, ex-presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac
Imagem: Marcio Rocha

“Criar a câmara empresarial da pesca na Fecomércio foi muito importante para reunir os agentes do setor, poder colocá-los em contato mais aprofundado com os representantes do setor público e fazer com que as questões relacionadas à pesca e aquicultura no estado fossem mais bem trabalhadas, superando nossas expectativas a cada momento. A Expopesca é um grande exemplo disso. Temos aqui prefeituras de várias cidades, empresários, estudantes de cursos técnicos e de nível superior, além dos representantes do governo federal e governo do estado. Sergipe passa a ganhar com o diálogo envolvendo todo o segmento de pesca e aquicultura. Temos aí nos próximos dias o leilão do Terminal Pesqueiro, o qual me empenhei muito para que sua obra fosse finalizada, e vejo que novos horizontes estão se abrindo com a evolução do mercado da pesca em nosso estado, por meio do trabalho que todos desenvolvemos para fazer Sergipe crescer”, afirmou o senador Laércio Oliveira.

O evento contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Alagoas, Gilton Lima, que se sentiu muito feliz em participar de um evento que valoriza um seguimento de grande importância, também para Alagoas.

Gilton Lima, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Alagoas, acompanhado do presidente em Sergipe, Marcos Andrade, do presidente da Faese/Senac, Ivan Sobral, e dos superintendentes da Fecomércio e Faese, Maurício Gonçalves e Dênio Leite
Imagem: Marcio Rocha

“Alagoas, também, é um grande centro pesqueiro e um evento como este movimenta ainda mais as atividades entre Alagoas, Sergipe e Bahia, fazendo com que empresários de pesca, de barcos e lanchas, donos de restaurantes e marisqueiras, possam cada vez mais se profissionalizar e aumentar seus rendimentos, o que gerará muitos frutos para a economia do nosso estado, mas sempre com muita responsabilidade ambiental.”

A Expopesca contou com a presença do superintendente do Ministério da Agricultura em Sergipe, Haroldo Araújo, além do representante do Ministério da Pesca e Aquicultura, Maurício Pessoa; do presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral; de Jaime Beltrão, representante da Eneva – Celse, além de parceiros realizadores do evento.