A multiplicadora do Programa Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs), junto a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL), Yara Freire Melo, participou no período entre 16 e 20 de setembro, na Federação do Comércio de Sergipe, de uma série de avaliações de consenso, com a finalidade de conhecer a estrutura dos sindicatos ligados ao sistema. Esse tipo de procedimento consistiu em uma análise realizada em conjunto com a multiplicadora do programa em Sergipe, Crys Moura, objetivando realizar visitas aos sindicatos filiados, a fim de conhecer o desempenho das instituições perante o programa de gestão.
Durante o processo de visita à federação e mais seis dos 10 sindicatos integrantes da base da Fecomércio de Sergipe, Yara Melo contou com o apoio da multiplicadora Crys Moura na avaliação do sistema de liderança e no comprometimento pessoal dos integrantes da diretoria de cada entidade sindical. Na oportunidade foram analisadas também: a disseminação da missão, a visão dos princípios do sindicato ou federação e também, como é feito o desempenho global da instituição.
“As avaliações têm como objetivo verificar se os procedimentos estão tendo a evolução almejada. A partir do momento em que o Segs é aplicado, existe uma série de práticas e treinamentos, assim como a avaliação de resultados”. Yara Melo revelou que o método é um trabalho criterioso, em que é feita uma análise ponto a ponto, mas é bem eficaz, pois ao final desse processo o multiplicador tem como avaliar se o sindicato está crescendo ou ficando estagnado.
No processo de avaliação, de acordo com Yara Melo, são observados sete critérios pré-definidos, a exemplo de liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informação e conhecimento, pessoas e processos os quais fundamentarão o oitavo passo: o resultado. Durante os cinco dias da avaliação, foram analisados os documentos e registro das ações realizadas pelos sindicatos, bem como os processos de gerenciamento.
Notícias Relacionadas
Sistema Fecomércio realiza encontro com a imprensa
Setor de Serviços puxa emprego pra cima em fevereiro
Emília Corrêa e Marcos Andrade levarão desfiles do natal para os bairros em 2025
43% dos brasileiros acima de 60 anos são os principais responsáveis pelo pagamento de contas e despesas da casa
Setor terciário mostra a sua força: Fecomércio comemora saldo positivo de empregos formais pelo segundo ano seguido impulsionado pelos setores de serviços e comércio
Fecomércio sediará Câmara de Comércio Brasil-China em Sergipe
Black Friday movimenta comércio em Sergipe







