Fecomércio entrega Comenda José Ramos de Moraes

image_pdfimage_print

A Fecomércio realizou na noite da última quarta-feira, 30/05, no salão nobre do Hotel Sesc Atalaia, a solenidade de entrega da Comenda José Ramos de Moraes. Esse ano os nomes escolhidos, por unanimidade, foram Francisco Pimentel Franco e Manoel Messias Peixoto. O empresário Henrique Brandão Menezes também foi homenageado pela Fecomércio com o título de Menção Honrosa, pelo trabalho vitorioso frente ao Grupo Samam.

A Comenda José Ramos de Moraes é a mais importante outorga do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. É assim denominada para homenagear aquele que foi pioneiro das lutas classistas em Sergipe. A honraria foi instituída em 1987 e entregue pela primeira vez ao empresário Walter Mesquita, pelo então presidente da instituição, José Raimundo dos Santos.

Ao longo desses anos várias personalidades foram agraciadas com a Comenda, que tem a finalidade de reconhecer o trabalho de pessoas ou entidades, que se fizeram dignas pelas suas realizações e comportamento social, profissional e político, em prol do progresso das atividades comerciais ou de suas entidades representativas.
Para o presidente da Fecomércio/Se, Laércio Oliveira, a Comenda José Ramos de Moares representa o reconhecimento e a gratidão, a homens e mulheres que pautaram sua vida laboral no desenvolvimento do comércio, gerando renda e empregos que ajudam Sergipe a crescer e tornar-se uma economia forte.

“É um orgulho podermos homenagear esses homens que fizeram escola e são exemplos para os que desejam empreender com vigor, honestidade e ética. P. Franco, um visionário, um mestre que até hoje nos ensina, nos orienta e nos motiva. Messias, em meio a todas as dificuldades dos últimos anos construiu um grande empreendimento em Itabaiana, mostrando a força do comércio que nasce no interior. E Henrique, uma figura extraordinária que começou a trabalhar adolescente e construiu uma das maiores empresas do Estado, com negócios diversificados e que empregam mais de quatro mil pessoas”, disse Laércio Oliveira, destacando a visão do comerciante e fundador da Fecomércio/Se, José Ramos de Moraes, que em 1948 uniu as forças empresariais do Estado para consolidar e revigorar o comércio num momento difícil da história do país.

Agraciados com a Comenda

Manoel Messias Peixoto nasceu em Itabaiana/SE em 04/04/1958. Em 1972 montou uma pequena barraca de “mangaios” na feira do município. Três anos depois, foi trabalhar no supermercado M. Peixoto. Em 1979, com os irmãos Daniel e Veríssimo, abriu o supermercado Irmãos Peixoto. É sócio fundador e ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabaiana, integrante da Academia Itabaianense de Letras, e há cinco anos, fundou o Shopping Center Peixoto, um dos poucos empreendimentos deste porte no interior do Estado.

Francisco Pimentel Franco, natural de Aracaju, foi morar ainda criança em Salvador, onde os pais administravam a loja “A Bahia Elétrica”, que oferecia um mix de produtos diversificados, como eletrodomésticos, lustres e itens de decoração, e onde chegou a trabalhar como balconista. Já na fase adulta, o homenageado retornou à terra natal como gerente da empresa P. Franco. Algum tempo depois, com 24 anos de idade, Francisco Franco marca a história de Sergipe, e da comunicação em particular, ao ser um dos fundadores da primeira emissora de televisão do Estado, a TV Sergipe.

Menção Honrosa

Henrique Brandão Menezes, membro da quarta geração de uma família de comerciantes. Aos 18 anos de idade, Brandão estabeleceu contrato com a concessionária Fiat destinada a Sergipe, onde nasceu a Samam Veículos. Hoje o Grupo Samam conta com 16 empresas, nas quais opera com a venda de carros, caminhões, coco verde, laranja, açúcar e energia.

COMENDA JOSÉ RAMOS DE MORAES

image_pdfimage_print