Empresários recebem Comenda José Ramos de Moraes

A maior honraria conferida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE), a Comenda José Ramos de Moraes, foi entregue para três personalidades do setor produtivo de Sergipe, na última quinta-feira (01), em uma cerimônia ocorrida no Hotel Radisson, em Aracaju.

A comenda visa homenagear empresários de destaque e pessoas da sociedade que se destacaram ao longo de sua história de vida, com influência direta no setor terciário sergipano. Nesta edição, os empresários José Alves de Melo, da Casa da Eletricidade, José Roberto de Souza, do Hiper Varejão, e o magnífico reitor da Universidade Tiradentes, prof. Jouberto Uchôa de Mendonça, foram condecorados com a outorga da comenda.

O presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, realizou a entrega da comenda para os empresários agraciados, em companhia dos ex-presidentes Abel Gomes da Rocha Filho, Fernando Carvalho, Hugo Lima França, José Raimundo dos Santos e Walker Carvalho.

Laércio Oliveira valorizou a personalidade de José Ramos de Moraes, destacando a importância da presença de sua família no evento. O presidente lembrou que o primeiro presidente da Fecomércio foi um homem visionário, que deu o início ao grande trabalho realizado pela Fecomércio ao longo de sua existência, há 70 anos, em Sergipe. Destacou também a importância de cada um dos homenageados no desenvolvimento econômico do estado.

“O professor Uchôa é um mestre, conselheiro, meu professor, um homem com a vida marcada pelas vitórias conquistadas pelo trabalho e hoje consolida sua história como um dos maiores empreendedores de Sergipe, com o orgulho que a Universidade Tiradentes promove pra Sergipe. José Roberto é um grande amigo, digno representante do comércio sergipano, como um homem bem-sucedido, dono de uma trajetória de conquistas no mercado sergipano. Seu José Alves, com seus 73 anos de vida comercial, mostra o quanto é gratificante a vida vivida em favor do comércio de Sergipe, um orgulho pela sua trajetória. Todos eles têm uma identidade com o legado deixado por José Ramos de Moraes, que era um homem com espírito classista, um visionário tão preocupado em organizar a classe empresarial de nosso estado e de cuidar dos comerciários. Seu maior legado são os dois conjuntos habitacionais construídos em Sergipe, o Jessé Pinto Freire e o que honrosamente leva seu nome”.

O professor Uchôa agradeceu à iniciativa da Fecomércio, destacando a honraria recebida lembrando sua trajetória de vida, desde a sua vida como tecelão na Fábrica Confiança, passando por trabalhos exercidos no Colégio Pio Décimo e a fundação do Colégio e da Universidade Tiradentes, subsequentemente.

“Entendo que essa homenagem é mais uma homenagem à instituição, do que a mim. Porque esse mérito meu não existiria se não tivesse uma equipe excelente, uma família unida, que sempre contribuiu para o crescimento do estado. Um presente que Deus me concedeu, pois quem saiu de um tecelão de uma fábrica de tecido, de um servente de escola, para chegar a isso, prova que Deus foi excelente comigo”, disse o reitor.

O empresário José Alves agradeceu a comenda conferida pela Fecomércio, destacando seu orgulho em viver dedicado ao trabalho.

“São 73 anos de trabalho dedicados ao comércio. Isso é uma vida. Me sinto muito feliz em receber essa homenagem pelo trabalho que fiz na Casa da Eletricidade. Sou um apaixonado pelo comércio e essa homenagem me deixa muito feliz. São 88 anos de vida, com 73 dedicados ao comércio. A homenagem me emociona e me deixa feliz com o reconhecimento da Fecomércio”, comentou José Alves.

José Roberto, congratulou a Fecomércio pela honraria recebida e destacou a importância do trabalho para ajudar o desenvolvimento econômico do estado, desde o início da sua vida, quando começou sua trajetória de sucesso, como vendedor ambulante.

“Esse é um motivo a mais para continuar no intuito de servir bem e trabalhar para seguir gerando emprego nesse momento tão difícil da economia de Sergipe. Agradeço a todos os membros da Fecomércio, me sinto muito honrado nesse momento importante de minha vida pessoal e empresarial”, afirmou José Roberto.

O evento foi prestigiado por mais de 300 representantes das entidades empresariais, amigos, parentes e admiradores dos homenageados, que participaram da solenidade. A outorga da Comenda José Ramos de Moraes foi abrilhantada com a apresentação da cantora Amanda Cunha, que animou o evento, encerrado com um coquetel para o público presente.

Comenda José Ramos de Moraes - 2016