Fecomércio assina projetos de novas obras

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, diante da diretoria da federação, assinou na manhã desta terça-feira (04), a contratação dos projetos da nova sede da Fecomércio, a Casa do Comércio Laércio Oliveira, que será situada na Av. Barão de Maruim, e do novo prédio da Federação do Comércio, o edifício escola Renato Alves, na rua Campos.

Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac fala sobre novos projetos de obras da Fecomércio
Imagem: James Santos

Andrade celebrou a contratação da empresa que desenvolverá os projetos com a participação do diretor regional do Senac, Marcos Sales, da diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, e do procurador do Ministério Público do Trabalho, Raymundo Ribeiro. Também participaram da ocasião o proprietário da empresa TC Engenharia, Diego Barbosa, e o engenheiro Ivan Araújo, que farão todo o trabalho arquitetônico e de engenharia para as novas unidades da federação.

“Hoje é um momento ímpar, onde estamos assinando um contrato para elaboração dos projetos arquitetônicos preliminares da nova sede da Fecomércio e da unidade da Fecomércio que vai servir ao Senac. Serão 21 salas com toda infraestrutura. Nós tivemos o privilégio de termos aqui o dr. Raymundo, que é do MPT, que é parceiro nosso. O ministério do trabalho está aqui para nos auxiliar, para nos orientar, e para que a gente possa servir aqueles grupos vulneráveis, aqueles grupos de aprendizado quando precisa do Senac, o Senac está presente”, ressaltou o presidente Marcos Andrade.

Reunião com diretores e representantes da empresa que fará os projetos das obras
Imagem: James Santos

De acordo com o presidente Marcos Andrade, o Senac sofreu grande impacto com a suspensão das aulas presenciais durante o período pandêmico. Com esses novos espaços, esta necessidade será solucionada e a entidade poderá agilizar seus processos educacionais.

“Nós sofremos muito com a pandemia porque tivemos que suspender todos os cursos presenciais. Não é fácil você pegar 21 salas para alugar. Nós ampliamos muito os nossos cursos, principalmente com PSG (Programa Senac de Gratuidade). Para ter uma ideia, ano passado nós gastamos 26 milhões de reais em gratuidade, esse ano a pretensão é investir mais de 28 milhões. Para isso, nós necessitamos de espaço. Em 2024 teremos espaço conforme foi discutido aqui na reunião de assinatura do contrato”, afirmou Marcos Andrade.

Ganho para sociedade

O procurador do trabalho do MPT, Raymundo Ribeiro, destacou a relevância do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac na realização de ações voltadas para a capacitação profissional no estado de Sergipe.

Raymundo Ribeiro, procurador do MPT, participou da reunião
Imagem: James Santos

“O Ministério do Trabalho, toda vez que precisa dialogar com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, observa que são entidades que querem resolver problemas sociais, querem dar oportunidades, profissionalização. Profissionalizar é uma missão muito importante, porque este tipo de educação é um dos caminhos de formação do ser humano. Não podemos abrir mão da educação acadêmica, educação formal, tradicional, mas a profissional também é importante, não apenas para os jovens e adolescentes, mas para toda a sociedade. O empregador precisa da formação profissional para qualificar os seus trabalhadores e, principalmente, é uma forma de vencer na vida pelo trabalho também. Tanto empregador ganha, quanto o trabalhador e toda a sociedade”.