Semana da Sergipanidade foi um sucesso de público

Semana da Sergipanidade foi um sucesso de público. Evento deu destaque e protagonismo para a diversidade cultural e gastronômica de Sergipe.
Evento deu destaque e protagonismo para a diversidade cultural e gastronômica de Sergipe. Foto: James Santos

A Semana da Sergipanidade foi um grande sucesso, na opinião do público, que compareceu em massa à praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, nos seis dias de programação, com média de 15 mil pessoas visitando os ambientes projetados, por dia. A principal praça de Aracaju se transformou novamente em um vibrante centro de atividades, com intensa movimentação nas casinhas dos municípios participantes, que mostraram sua cultura, arte e culinária, onde os visitantes adquiriram artesanato e peças produzidas em cada cidade participante da Vila dos Municípios.

Na praça de alimentação, no espaço “Bom di Cumê”, os bares e restaurantes associados à Abrasel receberam um grande público, oferecendo pratos especiais da gastronomia sergipana. O sucesso dos pratos ao preço único de R$ 25 fez a diferença, atraindo o público para explorar a culinária típica de Sergipe, com um novo formato de experiência gastronômica, que caiu no gosto da população.

A cidade cenográfica encantou a todos, exibindo as particularidades de vários municípios de Sergipe. As prefeituras das cidades de Itabaiana, Santana do São Francisco, Lagarto, Divina Pastora, Carmópolis, Boquim, Canindé de São Francisco, Estância, Laranjeiras, São Cristóvão, Itabaianinha, Tobias Barreto, Cedro de São João, Propriá, Barra dos Coqueiros, Campo do Brito, Poço Verde, Simão Dias, Pacatuba e Nossa Senhora do Socorro participaram do evento, apresentando aos visitantes os principais aspectos culturais e artísticos de suas localidades.

Semana da Sergipanidade foi um sucesso de público. Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Fernando Carvalho.
Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Fernando Carvalho. Foto: Livyan Holanda

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Fernando Carvalho, agradeceu a participação do público, destacando que o objetivo da Semana da Sergipanidade não teve a intenção de ser apenas um período alusivo, mas tinha por foco enraizar cada vez mais a cultura do estado nas pessoas.

“A Semana da Sergipanidade foi um sucesso absoluto. Conseguimos atingir os objetivos que desejávamos em enaltecer a arte, a cultura, as tradições, a culinária local, o artesanato sergipano, o modo de ser da nossa gente. A “Vila dos Municípios” com as casinhas das cidades participantes, mostraram ao público as particularidades de cada cidade, promovendo muitas vendas de produtos das regiões, tivemos apresentações culturais de diversas cidades, mostrando a força da nossa cultura, além da programação musical. Fortalecer a identidade cultural dos sergipanos era nosso principal foco e isso foi atingido com muito sucesso. A Semana da Sergipanidade enraizou ainda mais esse sentimento nas pessoas. E deu novas oportunidades para nossa cadeia produtiva e gerando emprego e renda para as pessoas”, disse Fernando Carvalho.

A Semana da Sergipanidade, além de seu enfoque cultural, também valorizou as peculiaridades linguísticas do estado, com a casa “Sergipe Falado”, que contemplou as características do vocabulário sergipano, estado que possui um idioma próprio no que se refere às expressões vernaculares. Além disso, contou com diversas atrações promovidas por Sesc e Senac, a exemplo da “Casa Geek” e “Cine Sesc”, e das aulas show e cursos rápidos de gastronomia do Senac, na carreta-escola. Durante todos os dias, alunos de escolas públicas e particulares tiveram atividades educacionais e lúdicas para estimular o bairrismo entre os jovens sergipanos.

Semana da Sergipanidade foi um sucesso de público. A Semana da Sergipanidade foi uma festa repleta de cultura, gastronomia, shows e tradição.
A Semana da Sergipanidade foi uma festa repleta de cultura, gastronomia, shows e tradição. Foto: Livyan Holanda

Durante os sete dias da Semana da Sergipanidade, a praça Fausto Cardoso foi palco de inúmeras atrações musicais e artísticas, a exemplo do show dos artistas, tal como a vasta programação que estava planejada para o evento, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos. A Semana da Sergipanidade, realizada pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Sergipe), tornou-se uma marca duradoura na cultura e gastronomia sergipanas, encantando todos os que participaram do evento.

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 sindicatos patronais em Sergipe. Presidida por Fernando Carvalho, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.