Três projetos inovadores de avanço tecnológico foram apresentados na reunião da Câmara Empresarial de Tecnologia e Inovação da Fecomércio Sergipe, na terça-feira (12). Entre eles, o projeto de aeromodelismo desenvolvido por alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Sergipe. Foi apresentado um aeromodelo desenvolvido pelos estudantes. O projeto Araras, que está em seu terceiro ano, premiado nacionalmente pelos trabalhos em aerodesign, permite a troca de experiências entre alunos da UFS e de outras universidades, com transferência de tecnologia e conhecimento.
Também foi feita a apresentação do Innovacura, uma startup na área de biotecnologia, desenvolvida pelo sergipano José Rabelo, baseado no estado de Santa Catarina, com aceleração na Holanda e que atua mundialmente. O projeto trabalha na área de prestação de serviços de saúde, dando mais agilidade a vários processos das atividades do setor, otimizando tempo e qualidade no desenvolvimento de materiais inovadores para a regeneração óssea, criando novos produtos para a indústria de saúde e melhorando a qualidade de vida da população assistida.
Um método de aumento na frequência de clientes em estabelecimentos comerciais também foi apresentado na Câmara de TI da Fecomércio. O aplicativo Convide e Ganhe, desenvolvido em Sergipe, foi mostrado para os participantes da reunião pelos seus desenvolvedores. O aplicativo consiste em aumentar a frequência de bares, restaurantes, lojas do comércio varejista por meio de confirmações de presença dos usuários, através dos famosos check-ins, conhecidos nas redes sociais. Quanto mais check-ins nos locais participantes, os clientes que convidam os amigos a consumirem nas lojas, conseguem maiores descontos para suas compras. A sistemática é direcionada para a pessoa que convida e o convidado terem melhores ofertas nas suas compras, aumentando as vendas do comércio e as oportunidades de compras para o público.
O coordenador da Câmara de TI, Roger Barros, destacou que o estado está com uma grande amplitude de desenvolvimento tecnológico. “Sergipe tem uma grande capacidade inventiva e produtiva, quando se trata de tecnologia e inovação. O setor tem melhorado cada vez mais com a alta capacidade profissional e evolui constantemente com o apoio de entidades como a Fecomércio, que fomentam a dinâmica do desenvolvimento das nossas atividades em Sergipe, como entidade representativa de classe do setor”, disse.
Além das apresentações das inovações, a economista da Federação do Comércio, Sudanês Pereira, fez uma explanação sobre os números do mercado de TI no estado, com indicadores de investimentos realizados nas áreas de ciência, tecnologia e inovação em Sergipe.
Participaram da reunião o superintendente da Fecomércio, Maurício Gonçalves, o secretário municipal de Indústria Comércio e Turismo, Jorge Santana, os representantes da Universidade Tiradentes, Marcos Wandir Lobão e Domingos Machado, o representante da Fies, Rodrigo Rocha, o diretor regional do Senac, Paulo do Eirado, as representantes do Sebrae, Cora Carvalho e Lara Andrade, o representante do SergipeTec, Diego da Costa, além de empresários e membros do Caju Valley.
Foto Andrey Wallace
Notícias Relacionadas
Confiança do empresário do comércio apresenta grande elevação
Fecomércio homenageia centenário de Mamede Paes Mendonça
Fecomércio busca monitoramento do Turismo sergipano
Balança comercial sergipana de janeiro
Educação profissional na “Capital do Sertão” sergipano
Fecomércio faz doação de câmeras à SSP
Seminário debate alterações no PIS/Cofins