Fecomércio outorga Comenda a José Raimundo dos Santos

O presidente da Fecomércio/Sesc/Senac, Abel Gomes da Rocha Filho, abriu a solenidade e saudou todos os presentes. Em seguida, o Hino Nacional foi executado ao som de violinos, provocando os sentimentos cívicos da platéia, que cantou emocionada a letra composta por Joaquim Duque Estrada. Logo após o Hino, o economista Aribaldo Andrade também trouxe uma boa dose de sensibilidade ao cerimonial, contagiando os presentes com sua pesquisa sobre a trajetória histórica do homenageado, e sua contribuição para o estado de Sergipe, tanto por suas atitudes como empresário do comércio, quanto líder sindical e exemplar pai de família. José Raimundo dos Santos, levantou-se e foi emocionado receber Arivaldo à frente do auditório, que aplaudiu entusiasmado o abraço dos dois velhos amigos.

Foi então que o presidente da Fecomércio proferiu seu discurso, lembrando a importância de José Ramos de Moraes para o segmento empresarial de Sergipe ao cumprimentar seus filhos Célio e Pedro Moraes, ali presentes. Gomes falou ainda da grande contribuição de seu José Raimundo para a Fecomércio. “Foi ele quem criou esta Comenda, quando esteve presidente do Sistema. Sentimos-nos honrados em poder lhe entregar hoje este reconhecimento, pelo inconteste trabalho realizado em prol de seu segmento e de toda a comunidade de nosso estado”, ressaltou.

Após o discurso do presidente, José Mendes, último comerciante a receber a Comenda José Ramos de Moraes, foi convidado a subir ao palco para entregar junto com Abel Gomes, a Comenda e o diploma de outorga a José Raimundo dos Santos. Seu Raimundo, então, saudou a mesa, a platéia e agradeceu a seus amigos presentes. Lembrando sua infância em Tobias Barreto e os passeios de bonde pelas ruas da cidade de Aracaju, o homenageado falou do simbolismo de ser um empresário do ramo farmacêutico, “um ramo que ajuda a salvar vidas e aliviar dores e sofrimentos”. Para ele, o importante em uma vida é se construir o bem coletivo, baseado no caráter puro do eu. Lembrou a importância de José Ramos de Moraes “um dos homens mais honrados que conheci”, para sua vida enquanto líder sindical.

Declarou que seu coração estava em festa com o recebimento da Comenda. Agradeceu a Abel Gomes e fez uma declaração de amor, publicamente, a sua esposa, dona Isa Santos, seus filhos e netos. A solenidade foi encerrada e, então, durante o coquetel os convidados cantaram parabéns a seu Raimundo, que também recebeu homenagem do coral das crianças do projeto Caravana da Esperança, realizado pelo SESC em diversas comunidades da grande Aracaju.