Natal Iluminado é destaque nacional

A programação do Natal Iluminado foi encerrada na noite de sexta-feira (06), com as apresentações finais dos artistas sergipanos na arena de eventos das praças brilhantes do Centro de Aracaju. Com isso, a temporada 2022 do Natal Iluminado acaba, deixando um gostinho de “quero mais” para os sergipanos e turistas que visitaram nossa capital nos meses de novembro, dezembro e janeiro, que tiveram durante o período de 49 dias, as praças Fausto Cardoso, Almirante Barroso e Olímpio Campos, iluminadas com mais de 5.5 milhões de pontos de luz. Além de 600 elementos decorativos, programação artística e cultural envolvendo mais de 160 profissionais da música e artes do estado, além de 11 apresentações da parada “Um Sonho de Natal”, que contou com a participação de 300 pessoas incorporando personagens alusivos ao natal, em um desfile com 13 alas, marcado por muitas alegorias, adereços e carros alegóricos para um público superior a 600 mil pessoas ao longo do período em que as luzes estiveram acesas no coração de Aracaju.

600 mil pessoas visitam decoração do Natal Iluminado.
Imagem: Marcio Rocha

De acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio, o público médio por noite foi de 12 mil pessoas, que estiveram admirando a decoração e o projeto paisagístico-iluminativo aplicado nas praças que pulsaram luz por todo o período natalino em Aracaju. Nos dias de apresentação da parada “Um Sonho de Natal”, o público ultrapassava as 20 mil pessoas presentes. Famílias sergipanas da capital e interior e milhares de turistas conheceram e viveram esses dias de magia que Aracaju proporcionou. Os resultados do turismo fizeram operadores do mercado nacional virarem os olhos para Sergipe, estimulando a visitação, através da venda de pacotes turísticos para Aracaju. Operadoras como a CVC, Hotel Urbano, Kayak e Decolar registraram elevação nas vendas do destino Sergipe no período final de ano.

O cenário desenvolvido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, e Prefeitura de Aracaju, com correalização do Sebrae, e patrocínio da Maratá, Loterias Caixa – Governo Federal, Banese, Cencosud G. Barbosa, Energisa, apoio da Rede Sergifar e Setransp, ajudou a elevar a frequência de hóspedes nos hotéis e pousadas de Aracaju, estimulando o desenvolvimento do turismo no estado nos meses finais do ano. O evento natalino de Aracaju foi destaque em dezenas de portais e revistas especializadas em jornalismo de turismo, sendo alçado ao posto de segunda melhor programação natalina do Brasil. Com isso, o Natal Iluminado se consolida como destino obrigatório para as pessoas viverem dias especiais em suas férias de final de ano. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, comentou o posicionamento dado ao Natal Iluminado como segunda melhor festa natalina do país.

Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac
Imagem: Marcio Rocha

“Foi um sonhou que se tornou realidade. Nosso objetivo desde a primeira edição do Natal Iluminado era fazer com que chegássemos entre os melhores eventos do Brasil e conseguimos isso. Ser escolhido o segundo melhor natal do país, por várias publicações especializadas, é muito importante para nós e nos imputa uma responsabilidade ainda maior que a que já temos com o projeto. Devemos nos superar ainda mais, como já vimos fazendo a cada ano. Nosso Natal Iluminado tem uma diferença importante para os outros, nossa programação é completamente gratuita, ninguém paga para participar, acompanhar os shows, ver os desfiles e participar das ações que desenvolvemos ao longo do evento. Isso é o mais importante e que, para mim, nos credencia muito para figurar nesse panteão dos maiores eventos do Brasil. E para 2023 teremos mais e faremos melhor. O coordenador do Natal Iluminado, Alex Garcez, já está pensando no projeto para este novo ano e como faremos para evoluir ainda mais, criando uma atmosfera ainda melhor com nossa decoração e programação. O Natal Iluminado é um presente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac para os sergipanos e turistas. Fomos muito bem nessa temporada. Na próxima seremos ainda melhores. E já temos data para a temporada deste ano. Acenderemos em 18 de novembro”, disse.

O coordenador do projeto, Alex Garcez, adiantou algumas inovações que serão aplicadas na edição 2023 do Natal Iluminado, destacando o crescimento da programação e aumento das atrações disponibilizadas para o público.

Alex Garcez, coordenador do Natal Iluminado, comenta ações para 2023.
Imagem: James Silva

“Todo ano nós crescemos com o Natal Iluminado. E para 2023, já estamos trabalhando o aumento de alas da parada ‘Um Sonho de Natal’, aumentar as atrações musicais e artísticas, bem como elevar a quantidade de luzes e peças decorativas nas praças. Quando pesquisamos natal nas redes sociais, nosso evento aparece em posição de destaque, o que indica que o público, mais uma vez, veio e participou de nosso evento. E para honrar essa confiança que os sergipanos e turistas nos deram, vamos fazer ainda mais neste ano”, comentou Garcez.

Parada “Um Sonho da Natal”
Imagem: Marcio Rocha

As luzes das praças iluminadas foram apagadas na madrugada de sábado (07). Em números, além das 600 mil pessoas que visitaram o evento nos 49 dias de programação, também foram contabilizados 1.500 empregos diretos e indiretos gerados através da disponibilização de espaços de comercialização para alimentação e brinquedos, parque de diversões, artistas contratados e pessoal de estafe técnico.