No próximo dia 30 de maio, no Hotel Sesc Atalaia, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE) fará a entrega da Comenda José Ramos de Moraes, a mais importante outorga da instituição. Desta vez, serão homenageados os empresários Messias Peixoto e Francisco Pimentel Franco. No mesmo evento, o empresário Henrique Brandão receberá uma Menção Honrosa. A Comenda foi realizada pela primeira vez em 1987 e, desde então, diversas personalidades já foram agraciadas, a exemplo de Jouberto Uchôa, Dom Lessa, José Raimundo dos Santos e Walker Carvalho.
Os homenageados
Manoel Messias Peixoto nasceu em Itabaiana/SE em 04/04/1958. Em 1972 montou uma pequena barraca de “mangaios” na feira do município. Três anos depois, foi trabalhar no supermercado M. Peixoto. Em 1979, com os irmãos Daniel e Veríssimo, abriu o supermercado Irmãos Peixoto. É sócio fundador e ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabaiana, integrante da Academia Itabaianense de Letras, e há cinco anos, fundou o Shopping Center Peixoto, um dos poucos empreendimentos deste porte no interior do Estado.
O segundo agraciado com a Comenda é natural de Aracaju. Francisco Pimentel Franco foi morar ainda criança em Salvador, onde os pais administravam a loja “A Bahia Elétrica”, que oferecia um mix de produtos diversificados, como eletrodomésticos, lustres e itens de decoração, e onde chegou a trabalhar como balconista. Já na fase adulta, o homenageado retornou à terra natal como gerente da empresa P. Franco. Algum tempo depois, com 24 anos de idade, Francisco Franco marca a história de Sergipe, e da comunicação em particular, ao ser um dos fundadores da primeira emissora de televisão do Estado, a TV Sergipe.
Ainda nesta noite, receberá uma Menção Honrosa o empresário Henrique Brandão, membro da quarta geração de uma família de comerciantes. Aos 18 anos de idade, Brandão estabeleceu contrato com a concessionária Fiat destinada a Sergipe, onde nasceu a Samam Veículos. Hoje o Grupo Samam conta com 16 empresas, nas quais opera com a venda de carros, caminhões, coco verde, laranja, açúcar e energia.
“São três homens fortes, obstinados, inteligentes e visionários, que marcaram sobremaneira a história de Sergipe, cada um em sua área de atuação. São exemplos de vitória pelo progresso, coragem, abnegação e desprendimento. De modo que muito me honra poder entregar essa Comenda, no próximo dia 30, a esses três ilustres sergipanos”, declarou Laércio Oliveira, presidente da Fecomércio.
Notícias Relacionadas
Setor de serviços sofre queda nos negócios no primeiro semestre, mas apresenta saldo positivo de empregos
Supervendas abre com movimentação recorde em negócios
Sesc viverá fase de expansão em Sergipe
Excelência em Gestão Sindical
Sescanção celebra a música sergipana em sua 15ª edição
Contribuição sindical empresarial deve ser paga até o dia 31
CNC promove treinamento do BDCS em Sergipe





