O relator do projeto de reforma tributária, deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), foi o convidado da edição especial do Almoço com Negócios e Diálogos Empresariais, realizado pela Associação Comercial de Sergipe (ACESE) e pela Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio), em parceria com a CDL e Fórum Empresarial, proferindo uma palestra sobre a importância da reforma tributária para o povo brasileiro.
Hauly disse para mais de 250 participantes do evento, sobre o tema que mexe com a vida financeira de todo o país e dos cidadãos brasileiros. A palestra contou com o acompanhamento de empresários, advogados, contadores, profissionais liberais, jornalistas e personalidades da política sergipana. O deputado tem feito uma peregrinação nos estados do país, para explicar como as mudanças na legislação tributária poderão gerar mais empregos para a população e crescimento econômico para o Brasil
“Temos que transformar esse manicômio tributário e jurídico que existe no Brasil, que prejudica as empresas e não estimula a geração de empregos para os trabalhadores, num mecanismo que seja prático para ajudar o país a crescer. É necessário simplificar o sistema tributário brasileiro. A base de consumo é de nove impostos, quero deixar apenas dois. A renda possui duas tributações, vou deixar somente um. Para a base de renda, ficará somente o Imposto de Renda e para o consumo, apenas o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e o Imposto Seletivo (IS). Isso simplifica a tributação. Além disso, devemos desenvolver uma base tecnológica de última geração para a cobrança dos impostos, tudo feito de maneira online. No ato de cada transação de compra e venda, na execução do serviço. Isso serve para acabar com a burocracia e com a corrupção, pois diminui a sonegação de impostos, reduz o contencioso administrativo judicial e acaba com a guerra fiscal, pois a cobrança dos impostos será feita no destino da mercadoria, garantindo a arrecadação equitativa para todos os estados”, disse o deputado.
Hauly destacou que organizando e simplificando a carga tributária, as questões fiscais serão mais claras para toda a população que terá o real conhecimento do que está pagando e porque está pagando os impostos. Para ele, isso moraliza a cobrança e faz justiça com a população, que verá seus rendimentos salariais ganharem mais força, pois haverá mais dinheiro para o consumo.
“Para as empresas, a reforma tributária significa mais competitividade, mais capacidade de geração de empregos e maior circulação de receita, pois o povo terá o seu dinheiro mais valorizado e melhor aproveitado. As empresas vão voltar a empregar e isso também vai melhorar a renda dos trabalhadores. Para o consumidor, vamos tirar os impostos de alimentos, pois comida não deve ser tributada, e também iremos desonerar os medicamentos. Isso significa que uma família com uma renda de dois mil reais, vai ter um ganho de 300 a 400 reais no valor do seu dinheiro, dando mais poder de compra para as famílias”.
O presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, lembrou que a reforma tributária é necessária para poder dar uma maior qualidade de vida para o povo, com ganho de renda e aumento da geração de empregos para a população.
“A reforma tributária é uma pauta positiva para o Brasil e para Sergipe. A população teme aumento de impostos. Isso não pode acontecer. O povo não pode ser penalizado. Já foram conquistados grandes avanços com a reforma trabalhista, que criou um ambiente melhor para o emprego, sem tirar nenhum direito do trabalhador, e isso se amplia com a reforma tributária. O deputado Hauly está fazendo um brilhante trabalho para simplificar as regras tributárias do pais, sem aumentar impostos. Isso é justiça fiscal com os estados e social com a população. Diminuindo os subsídios, sobra dinheiro para a população. O caminho é esse. A simplificação da carga tributária e oferecer melhores condições para o empreendedorismo, pois isso vai gerar emprego e renda para todo nosso povo”, afirmou o Laércio Oliveira.
Notícias Relacionadas
Fecomércio sedia reunião entre prefeito e lojistas do Centro de Aracaju
Presidente do TST faz palestra para empresários sergipanos
Fecomércio assina projetos de novas obras
Marcos Andrade anuncia nova sede da Fecomércio
Fecomércio completa 75 anos de serviços prestados aos sergipanos
Sistema Fecomércio homenageia Laércio Oliveira com o livro em cordel
Vai Turismo é discutido em Brasília