O mês de junho em Sergipe ganhou ainda mais vida com a realização do projeto Bem-vindo ao País do Forró, idealizado e executado pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac. Com o objetivo de valorizar a cultura nordestina, impulsionar o turismo e aquecer o comércio local durante o ciclo junino, a iniciativa transformou o estado em um verdadeiro palco itinerante do forró, com ações em Aracaju e em outros 15 municípios sergipanos.
Com forte protagonismo, a Fecomércio-SE mobilizou sua estrutura para levar uma programação envolvente aos principais pontos turísticos, hotéis, bares, restaurantes, espaços públicos e até o Aeroporto de Aracaju, integrando música, dança e experiências sensoriais com o forró como fio condutor. Um dos maiores sucessos da ação foi a volta triunfante da Marinete do Forró, veículo temático que percorreu pontos turísticos da capital todas as sextas-feiras de junho e julho. Decorada com elementos juninos e animada por trio pé-de-serra e quadrilheiros, a Marinete se consolidou como símbolo da alegria que o projeto espalhou pela cidade, encantando turistas e moradores.
A Fecomércio também garantiu a diversidade das atrações, promovendo apresentações de trios regionais e grupos de quadrilhas em eventos como o “São João na Praça”, além de organizar uma programação gratuita e acessível, ampliando o alcance das festividades. A atuação integrada com o trade turístico e a logística planejada foram determinantes para o sucesso da iniciativa, que posicionou a instituição como referência na promoção da cultura e do turismo sergipano com foco no desenvolvimento econômico.
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, participou da ação em caráter institucional, apoiando a viabilização dos roteiros e pontos de apoio, mas foi a Fecomércio quem conduziu a narrativa do projeto com firmeza, sensibilidade e visão estratégica.
O ponto alto da programação aconteceu no encerramento do mês, quando o ator sergipano Samuel de Assis, destaque nacional por sua atuação em novelas da TV Globo, embarcou na Marinete do Forró e compartilhou sua experiência nas redes sociais, declarando orgulho pela valorização da cultura local. Sua presença atraiu ainda mais atenção para o projeto e simbolizou o reconhecimento público do papel transformador da Fecomércio na vida cultural e econômica do estado.
Todos os projetos realizados pela Fecomércio e CETUR, Conselho Empresarial de Turismo estão integrados com a programação do Forró Caju, realizado pela Prefeitura de Aracaju, neste ano. As ações contam com o patrocínio do Banco do Nordeste – Governo Federal. Ao final, Bem-vindo ao País do Forró cumpriu seu papel com excelência: movimentou o turismo, fortaleceu a economia criativa e reafirmou a identidade cultural do povo sergipano, consolidando a Fecomércio-SE como protagonista na construção de um São João grandioso, autêntico e memorável.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 Sindicatos Patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Notícias Relacionadas
Solução tecnológica irá promover maior sustentabilidade aos serviços do Senac
Colaboradores do Sesc/Senac são beneficiados com o fechamento do acordo
Julho apresenta saldo negativo em empregos
Consumo em Sergipe deve atingir 56 bilhões de reais neste ano
PROJETO “VAI TURISMO” PRETENDE DEFINIR POLÍTICAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS PARA O SETOR
CNC participa de lançamento do Pronatec 2016
Serviços de transporte por Aplicativos facilitam a Mobilidade de Passageiros







