Presidente da Fecomércio avalia manutenção de vetos sobre retirada de recursos do Sesc e Senac

O Congresso Nacional manteve, na quarta-feira (12), os vetos presidenciais proferidos pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, mantendo o cumprimento do acordo realizado entre o Governo Federal e Senado Federal, impedindo que fossem retirados 5% dos recursos de manutenção do Sesc e Senac, transferindo-os para a Embratur. O veto ao dispositivo foi acordado entre Governo e Senado, para garantir a aprovação do PLV 9/23, que mantém o PERSE e fez justiça com Sesc e Senac. O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, Marcos Andrade, comentou a manutenção do veto presidencial.

Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, avalia a manutenção do veto presidencial. Imagem: CNC

“Foi feita justiça. O projeto seria rejeitado no Senado Federal, devido ao trabalho de articulação da CNC, que sob a batuta do presidente, Roberto Tadros, conseguiu arregimentar senadores para impedir que o projeto passasse. Foi proposto o veto aos artigos que retirariam os recursos do Sesc e Senac, por parte do presidente Lula, que cumpriu sua palavra. Ainda estávamos esperando a manutenção do veto, o que aconteceu nessa quarta-feira, mostrando o compromisso do Congresso Nacional. O trabalho que todo o Sistema CNC-Fecomércio-Sesc-Senac realizou foi profícuo e deu os resultados esperados”, disse Marcos Andrade.

Manifestação do DIA S, mobilizando assinaturas para a petição pública. Imagem: James Santos

Para convencer os senadores, a Confederação Nacional do Comércio, em conjunto com as federações estaduais levantaram mais de um milhão de assinaturas em uma petição pública e realizaram ações em todos os estados brasileiros, mostrando a força do sistema CNC-Fecomércio-Sesc-Senac, sua eficiência e efetividade.

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 12 sindicatos patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.