CNC participa de lançamento do Pronatec 2016

O vice-presidente da CNC, Laércio Oliveira, representou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) na solenidade que lançou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) 2016, realizada em 9 de março no Palácio do Planalto. O programa é realizado em parceria com o Sistema S e registrou 9,4 milhões de matriculados de 2011 a 2015.

Participaram do evento a presidente da República, Dilma Rousseff, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, o presidente da CNI, Robson Andrade, e o consultor da Presidência da CNC, Roberto Nogueira Ferreira, entre outras autoridades.

“Esse programa é fundamental para o País superar a crise porque ele tem a condição de elevar a capacidade produtiva dos brasileiros e do Brasil, especialmente nas áreas de tecnologia e inovação”, disse Laércio, acrescentando que começou sua vida profissional fazendo um curso do Senac.

Durante o evento, discursaram dois jovens que ficaram em primeiro lugar no quadro geral de medalhas da WorldSkills, principal competição de educação profissional do mundo, realizada em agosto do ano passado, em São Paulo. Foi a melhor colocação brasileira na história do evento, superando até o vice-campeonato conquistado na Inglaterra, em 2011. Dos 56 participantes nacionais mais competitivos, 47 haviam feito o Pronatec.

Em seu discurso, Laércio Oliveira destacou ainda que o Senac e o Sesc sempre estiveram atentos ao interesse público, colocando-se como parceiros de primeiro momento em programas e políticas governamentais que têm a educação de qualidade seu ponto focal de sustentação, como o Pronatec.

De acordo com o vice-presidente da CNC, anualmente, centenas de milhares de brasileiros encontram, nas unidades do Senac espalhadas por todo o País, oportunidade de iniciar ou evoluir em uma carreira profissional no comércio de bens, serviços e turismo. “Junto com as ações do Programa Senac Gratuidade (PSG), que beneficiou em 2015 outras 638 mil pessoas, o Senac no Pronatec irradia o poder transformador da educação, mudando o destino e o futuro de milhões de brasileiros”, disse Laércio, que destacou ainda a importante atuação do Sesc que, pela via da educação regular e da educação de jovens e adultos, tem transformado a vida de milhões de pessoas. “A par das ações vinculadas à cultura, ao lazer, à saúde e ao turismo social, o Sesc acredita que instruir, educar e orientar para o conhecimento é uma missão de cidadania e transformação social, e agrega nesse momento toda sua experiência e competência no aprimoramento desse importante programa nacional”, finalizou.

Fotos : Carla Passos