Vai Turismo realiza visita técnica em Itabaianinha

Dentre os variados pontos turístico de Itabaianinha, a equipe do "Vai Turismo" visitou a tradicional Casa do Licor Maria Bonita.
Dentre os variados pontos turístico de Itabaianinha, a equipe do “Vai Turismo” visitou a tradicional Casa do Licor Maria Bonita.
Foto: Ascom Senac

Uma das quatro cidades da fase inicial de desenvolvimento do projeto “Vai Turismo”, criado pela Confederação Nacional do Comércio e realizado pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Sergipe, recebeu a visita dos componentes do projeto na última sexta-feira (27).

A cidade de Itabaianinha, caracterizada por ser um polo do comércio de confecções e fabricação de vestuário de alta costura, contou com a presença dos técnicos do Sistema Fecomércio para os trabalhos iniciais de campo na cidade.

Visitaram a cidade, acompanhados de uma comitiva da Prefeitura Municipal, o superintendente do sistema, Maurício Gonçalves, a executiva comercial, Leide Oliveira, e o coordenador das Câmaras Empresariais, Lucas Lima, estiveram com o prefeito da cidade, Danilo Carvalho, além de representantes do secretariado municipal e representantes das cidades de São Cristóvão, Laranjeiras e Tobias Barreto, e da Secretaria de Estado do Turismo, conhecendo os pontos turísticos de Itabaianinha, para compreender melhor os atrativos para os visitantes no município.

A cidade, conhecida como “Capital da Moda” de Sergipe possui vários aparelhos que têm capacidade de recepção de turistas, a exemplo do circuito de visita às cerâmicas, fábricas de bebidas artesanais, a Casa da Cultura da cidade e pousadas para hospedagem de turistas na cidade e no Polo de Moda.

Recepcionados pelo prefeito Danilo Carvalho e pelo secretário de indústria, comércio e turismo da cidade, Jairo Floriano, a equipe conheceu esses locais e aprendeu sobre a história da Praça Tamarindo, o marco zero de Itabaianinha.

Dentre as diversas particularidades presentes na cultura do município, a tradicional técnica de artesanato “Louça Morena” se destaca. Este que é um dos patrimônios de Itabaianinha, é um conhecimento passado de geração em geração entre as mulheres do povoado de Poxica.

As peças feitas manualmente com o barro cor de castanha característico desta região se tornaram um dos atrativos para aqueles que visitam a cidade. O grupo pôde observar o processo de produção dessas louças e analisar o seu potencial para exploração turística e comercial.

O Polo de Confecções é uma força motriz que alavanca toda a cadeia produtiva da cidade de Itabaianinha.
Foto: Ascom Senac

Por fim, o grupo conheceu o Polo Moda de Itabaianinha, chamariz da cidade e principal ponto turístico da região. A indústria textil, de confecções e vestuário é a força motriz que gera emprego e renda e alavanca a cadeia produtiva da “Capital da Moda”.

O polo possui mais de 40 marcas de vestuário e dezenas de fábricas que produzem material para todo o estado. O grupo do Vai Turismo também conheceu o processo industrial de produção no polo de moda e pensaram em alternativas para intensificar essa atividade.

O grupo também fez visitas guiadas pelos empreendimentos do turismo que a cidade oferta, conhecendo melhor o que Itabaianinha tem para oferecer ao público. O superintendente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Maurício Gonçalves, valorizou a visita, lembrando que Itabaianinha é um destino obrigatório para quem tem oportunidade de visitar Sergipe.

“Eu tenho o conhecimento particular de Itabaianinha, por conhecer mais profundamente a estrutura da cidade, suas ofertas para o público e sei que não se resume somente na questão do comércio de vestuário. Itabaianinha vai muito além disso, com vários lugares interessantes para serem visitados e que devem ter maior conhecimento. Para isso, nosso presidente, Marcos Andrade, pensou em convidar a cidade para integrar o Vai Turismo, pois sabemos que o turismo de experiência, se alia ao de compras para o consumidor, elevando a geração de emprego para as pessoas, renda para as famílias e o fortalecimento da cidade como destino de turismo. Quem vem a Sergipe, tem que conhecer a cidade, pois tem muitos atrativos interessantes para o turismo cultural, além das compras que a cidade oferece”, disse Gonçalves.

O polo de moda de Itabaianinha é composto por mais de 40 fábricas de vestuário e tecidos.
Foto: Ascom Prefeitura de Itabaianinha

Saiba mais sobre o projeto “Vai Turismo” em nosso site.