Sistema Fecomércio inicia tratativas para uma unidade em São Cristóvão

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, recebeu na manhã de terça-feira (19), o prefeito da cidade de São Cristóvão, Marcos Santana, e a diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água, para conversar sobre ações em conjunto do sistema com a prefeitura da quarta cidade mais antiga do Brasil. Marcos Santana apresentou para o presidente Marcos Andrade, o projeto do Festival de Arte de São Cristóvão (FASC), que será retomado após dois anos de interrupção decorrentes da pandemia da COVID-19.

Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, discute sobre ações de Sesc e Senac em São Cristóvão, com o prefeito Marcos Santana. Imagem: Marcio Rocha

Foram discutidas as ações que o Sistema Fecomércio poderá realizar através de Sesc e Senac na cidade, durante o festival de arte. O prefeito Marcos Santana lembrou que a presença do Sesc foi um sucesso na última edição realizada, com o espaço Sesc Geek, que atraiu milhares crianças e jovens para conhecer o universo dos games para os participantes do evento. Além disso, o prefeito ressaltou a importância das ações de Sesc e Senac para São Cristóvão, destacando a importância das unidades móveis Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc para ajudar nos serviços de saúde da cidade.

Durante a conversa, o prefeito convidou o Sistema Fecomércio a participar diretamente com uma unidade na cidade. Santana informou ter um imóvel disponível para que seja instalada uma unidade de Sesc ou Senac na área de gastronomia para o público sancristovense e os turistas que visitam a cidade, vivendo a experiência do turismo cultural, histórico e religioso que São Cristóvão proporciona para as pessoas.

Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, gostou da sugestão e disse que por ser um imóvel localizado na Praça São Francisco, qualificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, seria interessante que seja instalada um restaurante-escola do modelo Senac Bistrô na cidade. O presidente destacou que é importante ter a presença do Senac no projeto de expansão do turismo em São Cristóvão, que está formando um roteiro gastronômico nas ruas da cidade histórica.

“A ideia de ter um Senac Bistrô em São Cristóvão, na Praça São Francisco, é muito boa para que o Sistema Fecomércio, através do Senac esteja mais presente na cidade. Começamos as tratativas e conheceremos o imóvel que a prefeitura nos cederá para instalação do restaurante-escola. Com isso, daremos qualificação profissional para as pessoas da cidade, através dos nossos cursos da área de gastronomia, hotelaria e turismo. Fazendo assim com que nossa presença no estado se amplie e que sejamos parte do roteiro gastronômico que São Cristóvão fortalece no desenvolvimento do turismo local. O Sistema Fecomércio é um parceiro do desenvolvimento econômico das cidades”, afirmou Marcos Andrade.

Marcos Andrade e o prefeito Marcos Santana, conversam sobre turismo em São Cristóvão com a Câmara do Jovem Empresário. Imagem: Marcio Rocha

Além disso, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, colocou as unidades móveis do sistema à disposição da Prefeitura Municipal, para levar oportunidades de realização de ações de saúde, com as carretas de saúde do Sesc e capacitação profissional, com as carretas-escola do Senac. O prefeito Marcos Santana lembrou que a atuação do sistema em São Cristóvão tem sido de fundamental importância para elevar a qualidade dos serviços das empresas da cidade.

Além da apresentação do Fasc e discussão da criação da unidade do sistema na cidade, o prefeito, convidado pelo presidente Andrade, também esteve reunido com os representantes da Câmara do Jovem Empresário. Lá ouviu as demandas apresentadas acerca do turismo náutico na região da Praia do Viral, cujo projeto está pronto, de acordo com o coordenador da câmara, Albérico Júnior. O prefeito explicou sobre a questão territorial da cidade, e criou um canal de discussão para a implementação dos roteiros turísticos na cidade, por meio de passeios de barco pelas sete ilhas do rio Vaza-Barris. Também fora discutida a possibilidade de implantação de uma unidade hoteleira na Praça São Francisco, utilizando a estrutura do convento, que possui 23 unidades habitacionais para receber hóspedes de todo o Brasil.

As reuniões foram acompanhadas, pelo superintendente do Sistema Fecomércio, Maurício Gonçalves, pela diretora regional do Sesc, Aparecida Farias e pelo diretor pedagógico do Senac, Adalberto Trindade.

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe

Endereço: Edf. José Raimundo dos Santos - Rua Dom José Thomaz, 235 - 4º Andar - São José, Aracaju - SE, 49015-090

Fecomércio | Sesc | Senac
CNPJ: 13.040.811/0001-68
Política de Privacidade
Copyright © 2021. Todos os Direitos Reservados