Em uma iniciativa inédita no Brasil, a Confederação Nacional do Comércio (Sistema CNC-Sesc-Senac) realiza nesta semana, a Semana S do Comércio, em todos os estados brasileiros, através das Federações do Comércio dos estados. Em Sergipe, a realização coube ao Sistema Fecomércio-Sesc-Senac.
O palco do evento em Aracaju é a histórica Praça Fausto Cardoso, que recebe diversas intervenções e realizações do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe ao longo do ano e recebe a maior ação integrada de mobilização e prestação de serviços à comunidade. A Semana S do Comércio contemplou mais de 10 mil pessoas entre as ações diretas do sistema e os shows dos artistas Elton Motta e Maysa Reis, que levaram muita animação e alegria para o público. Milhares de atendimentos foram realizados pelo Sesc e Senac, que também promoveu um concurso de gastronomia com a participação de dez chefs de cozinha sergipanos.
O momento para os empresários contou com as palestras do presidente do Sistema Comércio, Marcos Andrade, que falou sobre as funções e realizações no estado; do empresário Jamisson Ferreira, da Jamsoft, que discorreu a temática do varejo inteligente e o posicionamento de mercado das empresas locais e nacionais; do professor Wilson dos Santos, empresário da Faculdade AGES e Grupo Hoteleiro Vidam, destacando as potencialidades do turismo de Sergipe; e do ex-presidente do Banco Central do Brasil, Gustavo Loyola, que apresentou um panorama do cenário econômico brasileiro e suas perspectivas.

A Semana S do Comércio contou em seu primeiro dia com a assinatura da Lei Ordinária nº 9.642/2025, que institui o dia 16 de maio como Dia S do Sistema Comércio em Sergipe. A assinatura aconteceu no local das palestras, o auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, sendo feita pelo governador do Estado, Fábio Mitidieri, pelo presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, pelos diretores regionais de Sesc e Senac, Aparecida Farias e Nilson Lima, a diretora regional adjunta do Senac, Esmeralda Cruz, e pelo ex-presidente do BCB, Gustavo Loyola. Em seguida, todos foram à Praça Fausto Cardoso, acompanhar as ações realizadas pelo Sistema Comércio de Sergipe.
O governador do estado e o presidente do Sistema Comércio de Sergipe participaram da transmissão nacional da Semana S do Comércio, gerada pela CNC. Fábio Mitidieri destacou a importância da parceria entre o Governo de Sergipe e o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, valorizando as ações integradoras promovidas pelo Sesc, os projetos de qualificação profissional realizados pelo Senac no estado, e as ações da Fecomércio pelo desenvolvimento econômico e fortalecimento do turismo e geração de empregos em Sergipe.
“Sergipe tem um grande contribuinte no seu desenvolvimento educacional, econômico e social, que é o Sistema Fecomércio. Temos parcerias importantes que fomentam não somente o turismo, como o desenvolvimento econômico e a qualificação profissional, com o exitoso programa Primeiro Emprego, por exemplo, que qualificou e empregou mais de 3 mil jovens. Agradeço muito ao presidente Marcos, por ser um grande parceiro do nosso governo”, disse Mitidieri.
Marcos Andrade ressaltou a colaboração constante da Confederação Nacional do Comércio, agradecendo ao presidente José Roberto Tadros, pela atenção com Sergipe, em atender os pleitos do estado. Andrade destacou que Sergipe tem uma atuação forte do Sistema Comércio, devido ao apoio da CNC e dos empresários que contribuem para o desenvolvimento dos trabalhos.
“O Sistema Comércio em Sergipe é uma realidade consolidada, devido ao trabalho que todos desenvolvemos para fortalecer nosso estado. Somente em qualificação profissional, quase 25 mil pessoas no formato de gratuidade. Isso é um resultado muito importante para Sergipe e só é possível graças ao apoio do presidente da CNC, Roberto Tadros, que atende nossos pedidos e ajuda muito às realizações de nosso estado. Só tenho a agradecer ao presidente Tadros, pelo empenho em fazer a vida dos sergipanos melhor”, afirmou Marcos Andrade.
À noite, a Praça Fausto Cardoso recebeu os artistas Elton Motta e Maysa Reis, que realizaram dois shows que agitaram muito o público presente. O público de aproximadamente 10 mil pessoas cantou e dançou sob o som dos artistas até o final da noite, mesmo com a chuva que não tirou o ânimo do público.
A Semana S do Comércio em Aracaju contou com o apoio institucional do Governo de Sergipe, Prefeitura de Aracaju e Energisa, reforçando a importância da união de forças para o fortalecimento do setor comercial e da cidadania.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 Sindicatos Patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Notícias Relacionadas
CNC, Fecomércio Sergipe, Sesc, Senac e Sindicatos promovem a Semana S
Inclusão e talento: importância da diversidade no mercado de trabalho
Fecomércio projeta a criação de 7 mil empregos formais entre setembro e dezembro
Audiência Pública debate Zoneamento Territorial e Desenvolvimento em Sergipe
Isenção de Impostos para Compras Internacionais: Um Ataque à Economia Brasileira e aos empregos dos trabalhadores
Fecomércio realiza reunião sobre a segurança da apresentação da Esquadrilha da Fumaça
Fecomércio-Sesc-Senac e AM Malls renovam parceria para impulsionar eventos em Sergipe