População aprova e participa do “São João na Praça” e “São João da Família”

Os festejos atraem toda a população aracajuana e turistas de outros municípios e estados

É muito forró pé-de-serra, concursos de quadrilha junina e atrações artísticas que prometem os projetos “São João na Praça”, na praça General Valadão, e o “São João da Família”, na praça Fausto Cardoso, lançados no início da semana pelo Sistema CNC-Fecomércio-Sesc-Senac em realização com a prefeitura de Aracaju. Os eventos têm o propósito de agitar a cidade conhecida como País do Forró e levar alegria a população aracajuana nos próximos dias de forma gratuita.

Com a abertura dos eventos os cidadãos do município e turistas que tiveram a oportunidade de visitar as praças demonstraram estar contentes com a ação do sistema e da prefeitura de Aracaju. “Fiquei sabendo da programação via internet e vim prestigiar a minha cidade, que tanto amo. O forró aqui está sensacional, tanto para os turistas quanto para os aracajuanos. Está aconchegante, e o público vindo, dá para prestigiar tranquilamente, dá para trazer crianças, idosos, um público variado. Achei bem interessante a estrutura, que tem como se proteger da chuva. As bandas são muito boas, com músicos da terra, valorizando a nossa cultura”, declarou a técnica de enfermagem, Luciana Sales.

Casal de quadrilheiros do projeto “Bem-Vindo ao País do Forró” colocou o povo para dançar

O “São João na Praça” é um projeto já conhecido pela população de Sergipe e esta segunda edição já é um sucesso Com o patrocínio do Banco do Nordeste e Maratá, e o apoio na Energisa, o “São João na Praça” abrirá a temporada do Forró Caju com cerca de 40 shows de artistas locais além de apresentações musicais de trios pé-de-serra, concurso de quadrilhas e apresentações de manifestações do folclore sergipano. A estudante, Thaisy Santa Rosa conta que estava passando pela praça quando percebeu a festa. “A gente combinou de vir aqui no centro e nos deparamos com isso, e é muito bom. Sem dúvida, todos os movimentos que dão oportunidades para usar os artistas da terra são extremamente importantes e uma programação como essa é incrível”, afirmou Thaisy.

Já o “São João da Família” é um projeto novo da Federação do Comércio e que estará presente na praça Fausto Cardoso até o dia 10 de julho. O evento será nos moldes do já consolidado “Natal Iluminado” e recebeu uma decoração especial que remete aos festejos juninos e com uma cidade cenográfica com 30 casinhas, onde os comerciantes locais estarão vendendo produtos da terra. Assim, a população poderá conhecer mais da cultura de Sergipe através do artesanato e comidas típicas do São João. A decoração conta ainda com mais de 3,5 milhões de pontos de luz distribuídos em balões, arandelas, bandeirolas e uma fogueira de LED de 8 metros.

Concurso de quadrilha é destaque na General Valadão e Cidade Cenográfica é o chamariz na Fausto Cardoso

As praças em que os projetos estão acontecendo ficam localizadas no Centro Comercial de Aracaju e recebem diariamente estudantes, trabalhadores e turistas que circulam pelos locais. Dessa forma, a decoração chama a atenção e te convida para conhecer os festejos, como relata o cantor, Fernando Crateús. “O São João já é uma festa muito boa, e ainda mais assim, de graça, tomando conta da praça, melhor ainda. O pessoal que está saindo do comércio, saindo do trabalho, já vem para cá”.

Visitantes passeiam pela praça Fausto Cardoso durante noite de abertura

Por: Livyan Holanda, estagiária sob supervisão do jornalista Marcio Rocha

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 12 sindicatos patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.