Presidente da Fecomércio busca parcerias internacionais em Fórum Econômico na Irlanda

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, está participando do Fórum Econômico e de Negócios em Dublin, Irlanda, junto com a delegação do Governo de Sergipe, liderada pelo vice-governador Zezinho Sobral. O evento, que ocorre no Castelo de Dublin, tem como objetivo promover o comércio bilateral internacional e reativar tradições culturais.

Marcos Andrade foi convidado pela Embaixada da Irlanda no Brasil para buscar oportunidades de negócios e parcerias que beneficiem os empresários sergipanos. Durante o fórum, foram discutidas formas de compartilhar o conhecimento e as tradições sergipanas. Um exemplo mencionado foi a Renda Irlandesa, que possui uma relação histórica e cultural com Sergipe. Além disso, o bordado do Richiliê, produzido em Tobias Barreto, também foi destacado como um produto com potencial para ser comercializado nas terras do Eire. Andrade fala sobre a ida e a tentativa de captação de negócios para o estado.

Delegação sergipana, em missão internacional na Irlanda, conta com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, e do diretor Fernando Carvalho. Imagem: Rafael Melo

“Estamos ajudando o Governo de Sergipe a buscar novos negócios para Sergipe, não somente nas questões tradicionais e de compartilhamento cultural, mas tentando encontrar parceiros comerciais que possam fazer um caminho de mão dupla entre Sergipe e a Irlanda para comércio de produtos e serviços. Temos expertise, principalmente em serviços especializados, que podem ser absorvidos pelo mercado irlandês, bem como a capacidade de exportação de alimentos industrializados, produzidos ou comercializados em Sergipe, de modo a abastecer o comércio varejista da Irlanda. Daqui podemos criar uma frente que se torne uma porta de entrada dos produtos sergipanos no mercado europeu”, comentou Marcos Andrade.

Acompanhando Marcos Andrade e o vice-governador Zezinho Sobral estão a secretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Danielle Garcia, o senador suplente e diretor da Fecomércio, Fernando Carvalho, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Sergipe, Milton Andrade, e o subsecretário de Promoção do Comércio, Inovação, Cultura, Ciência e Tecnologia do Governo Federal, Laudemar Gonçalves.

Essa participação no Fórum Econômico em Dublin ressalta a importância do comércio exterior para o estado de Sergipe e busca fortalecer as relações comerciais entre os empresários sergipanos e as empresas internacionais. Além disso, a reativação de tradições culturais, como a Renda Irlandesa, proporciona uma oportunidade única de valorizar e preservar o patrimônio cultural do estado, ao mesmo tempo em que promove o intercâmbio cultural entre Sergipe e a Irlanda.