Novas estratégias para alavancar o comércio exterior em Sergipe

Novas estratégias para alavancar o comércio exterior em Sergipe.
Visita técnica no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB).

A Fecomércio Sergipe participou de uma visita técnica no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB) que teve o propósito de iniciar o desenvolvimento de ações voltadas para o fomento econômico do estado de Sergipe e impulsionamento do comércio exterior. A visita, que foi realizada pela VLI, também contou com a participação do Sistema S da Indústria, composto pelo FIES, Senai, Sesi e IEL (Instituto Euvaldo Lodi).

Na visita, a empresa Valor da Logística Integrada (VLI), responsável pela operação do Porto de Sergipe, localizado na Barra dos Coqueiros, apresentou as soluções ofertadas pelo TMIB e as empresas parceiras discutiram como explorar esse potencial para geração de novos negócios e circulação de recursos financeiros dentro do estado. Estavam representando a federação do comércio o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Fernando Carvalho, o conselheiro da Fecomércio, Marcos Andrade, e o gestor de internacionalização, Lucas Uriel Lima.

O presidente, Fernando Carvalho, valorizou a iniciativa da ampliação das operações do TMIB, lembrando que o trabalho desenvolvido pela VLI é muito importante para o estado, no momento de posicionamento para o comércio exterior.

Novas estratégias para alavancar o comércio exterior em Sergipe.
Presidente interino do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Fernando Carvalho, avalia potencial do TMIB.

“Sergipe tem um grande potencial para o comércio exterior e isso pode ser muito bem aproveitado através dos trabalhos da VLI no Porto de Sergipe. Temos uma grande capacidade de recepção e escoamento de produtos pelo nosso estado, uma grande área retroportuária que pode ser utilizada pelas empresas para os serviços de cabotagem, feeding e logística para enviar e receber mercadorias de todo o mundo por Sergipe. Acredito ainda mais na ampliação das operações e a Fecomércio continuará trabalhando para que isso aconteça de maior forma no estado”, disse Carvalho.

De acordo com o gerente de operação do TMIB, Osmar Selhorst Filho, a movimentação do Terminal Marítimo no primeiro semestre de 2023 teve um aumento de 60% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em números absolutos, no ano de 2022 as transações portuárias representaram R$ 30 milhões para a economia sergipana e o volume de carga transportada, neste mesmo ano, chegou a 1,1 milhões de toneladas.

Novas estratégias para alavancar o comércio exterior em Sergipe.
Movimentação portuária do Terminal Marítimo cresceu em 60% no primeiro semestre de 2023.

O TMIB é uma alternativa viável para o agronegócio que, em Sergipe, é um setor que possui uma grande demanda de cargas para transporte. Os principais produtos operados pelo Terminal Marítimo são os grãos, como soja, milho e farelo, fertilizantes, minério, como cobre e ferro, cimento, coque e outras cargas especiais.

Com base nesses dados que foram apresentados e debatidos com as empresas parceiras, o objetivo é construir ações que fortaleçam a atividade do comércio exterior no estado. O conselheiro do sistema, Marcos Andrade, lembrou que já existem ações em andamento via Fecomércio, para poder garantir a internacionalização dos negócios das empresas sergipanas.

“A Fecomércio tem um programa exitoso de internacionalização dos negócios das empresas de Sergipe, com resultados já atingidos ao enviar produtos sergipanos para a China, Estados Unidos e outros países. Temos trabalhado para que essa ação seja ampliada e mais empresas possam utilizar esse serviço para fortalecer suas transações de comércio exterior. Além disso, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac entende a importância do PL 4416/21 para o fortalecimento da economia de Sergipe e do Nordeste. E nós estamos trabalhando politicamente para que os portos continuem com seus benefícios fiscais para facilitar a realização de negócios com o mercado internacional”, afirmou Marcos Andrade.

Novas estratégias para alavancar o comércio exterior em Sergipe.
O conselheiro da Fecomércio, Marcos Andrade, citou alguns projetos voltados ao comércio exterior que estão sendo desenvolvidos pela federação.

Dentre as ações que foram discutidas, a VLI vai promover uma rodada de negócios que tem a intenção de reunir os stakeholders e as empresas componentes do setor de exportação para aprofundar o debate em torno do tema e encontrar alternativas para melhoria do cenário de negócios internacionais no estado.

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 sindicatos patronais em Sergipe. Presidida por Fernando Carvalho, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.