Representantes do setor de serviços estiveram no Palácio do Planalto na tarde desta quarta-feira, 5, acompanhados do deputado federal Laércio Oliveira, vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio e do deputado Luiz Carlos Hauly para reunião com Gastão Alves de Toledo, assessor do Gabinete Pessoal do Presidente da República para alertar sobre as consequências do aumento do PIS/Cofins como desemprego e repasse dos aumentos para o consumidor. Participaram da reunião representantes de diversos segmentos como educação, segurança, limpeza, entre outros.
Antes, Laércio Oliveira esteve com o ministro da Secretaria do Governo, Imbassahy, para tratar do mesmo tema. “Não podemos onerar o emprego. Precisamos seguir o caminho inverso para gerar mais postos de trabalho no Brasil”, defendeu.
As reuniões foram agendadas depois que o governo federal decidiu ressuscitar o projeto de reforma do PIS (Programa Integração Social) e do Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). A ideia de unificação dos dois tributos tinha sido apresentada no final de 2015 pelo ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy como um primeiro passo de uma reforma tributária. A proposta recebeu críticas de entidades do setor de serviços, que alertaram para o risco de aumento dos impostos e de perda de postos de trabalho.
Tributaristas e empresários do setor de serviços temem que as mudanças impliquem em aumento de imposto e gerem mais desemprego. Segundo cálculos feitos no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a unificação do PIS e Cofins implicará em elevação de alíquotas e poderá provocar uma perda de cerca de 2 milhões de empregos no setor de serviços.
Foto : Divulgação Câmara
Notícias Relacionadas
Sergipe apresenta recuperação das vendas do comércio após sete meses
Câmara da Mulher da Fecomércio fortalece empreendedorismo feminino
Famílias sergipanas elevam condição de endividamento
Rodada de Negócios fomentará mercado farmacêutico em Sergipe
Fecomércio Sergipe entrega Agenda Institucional aos candidatos à Prefeitura de Aracaju
CNC inaugura escritório internacional em Portugal
Fecomércio amplia parceria com entidade para portadores de deficiência






