O comitê Sergipe 2050, projeto que visa o desenvolvimento do estado para os próximos 30 anos, foi instalado na última segunda-feira (17) pelo governador do Estado, Belivaldo Chagas, em reunião com agentes produtivos que se comprometeram em promover o planejamento das políticas públicas em parceria com o setor privado, com vistas no crescimento sergipano. O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac está participando da iniciativa, com uma cadeira no núcleo de inteligência do comitê gestor.
O governador destacou que a Instalação do Comitê é a base para a formatação de um documento que estabelecerá as metas que deverão se somar ao planejamento estratégico do governo para 2022 e projetar o que se pensa para Sergipe em 2050. “Para que seja uma ação de continuidade para os demais governos, com o objetivo de ter uma maior segurança para o desenvolvimento futuro do estado, claro que por etapa. A proposta é sentar com os diversos setores da sociedade para que, efetivamente, a gente tenha um documento que possa ser colocado em prática. Temos um planejamento estratégico que vai até 2022, que já está sendo colocado em prática. Mas, paralelo a ele, é preciso que a gente tenha um planejamento para o médio e longo prazo. E, é por isso, que nós estamos pensando no Sergipe 2050, envolvendo esses setores da sociedade que têm muito a contribuir pois eles também vivem o dia a dia com a sociedade sergipana. O foco é fazer uma política de Estado e não uma política de momento”, disse o governador Belivaldo.
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, representado pelo superintendente, Maurício Gonçalves, destacou que a iniciativa é importante para que Sergipe seja pensado de modo plurianual, objetivando a elevação das potencialidades econômicas do estado, levando à evolução de Sergipe como um celeiro de produtividade e resultados direcionados para seu o crescimento.
“Para o sistema é importante participar dessa iniciativa, pois a Fecomércio tem por missão promover o desenvolvimento do estado, por meio de ações que melhorem o ambiente de negócios, estimulem a geração de emprego e renda para nosso povo. As diretrizes do nosso presidente, deputado Laércio Oliveira, são para que ajudemos a planejar o estado de modo que possamos contribuir sobremaneira para que os sergipanos tenham oportunidades e isso se dá por meio do estímulo ao desenvolvimento da economia, com ações que promovam a formação empreendedora nas pessoas e incentivo empresarial, fazendo com que nos próximos anos nossa economia entre num ritmo de aceleração e elevação, que se reverta em resultados claros, principalmente de geração de emprego”, comentou Maurício.
Conselho Gestor do Sergipe 2050
O que é o Conselho Gestor do Sergipe 2050 é uma instância consultiva com o intuito de auxiliar a Secretaria Executiva na implantação da Iniciativa Sergipe 2050. Inicialmente, será formada pelo Governo, Sebrae-SE, Fies, Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, UFS, Unit, Instituto Banese e IPTI. Na solenidade, foi assinado Protocolo de Intenções para estabelecer condições de cooperação entre os partícipes, visando a promoção de atividade de pesquisa, extensão, bem como de apoio a eventos no âmbito da iniciativa Sergipe 2050.
Notícias Relacionadas
Endividamento e inadimplência apresentam queda em agosto
Fecomércio promove 1º Ciclo de Negócios da Câmara Empresarial de Serviços
Entidades empresariais são contra aumento de impostos planejado pelo Governo de Sergipe
Natal Iluminado traz brilho das luzes para Aracaju
Fecomércio Sergipe realiza missão internacional para Portugal
Turismo sergipano é o que mais cresce no Nordeste e segundo do Brasil
Laércio fala a Rotary Clube sobre importância do Sistema S