Fecomércio, UNIT e Media assinam convênio de práticas jurídicas

O convênio de cooperação técnica entre Media e Unit busca trazer soluções para as práticas jurídicas

Foi assinado na manhã de quinta-feira (16), o convênio de cooperação técnica entre a Universidade Tiradentes (UNIT), e a Media – Câmara de Mediação e Arbitragem, com anuência do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.

O convênio assinado pelo reitor da universidade, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, pela coordenadora da Media, Ana Sarmento, e pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, contempla ações para promoção de ações que envolvam a instituição e seu curso de Direito, bem como a formação profissional de mediadores e conciliadores para o mercado, elevando a capacidade de qualificação dos bacharéis em Direito da UNIT.

O convênio também contempla a mediação extrajudicial como caminho para solução de conflitos que envolvam a universidade, para evitar a judicialização de casos, com busca de soluções rápidas e eficientes para as partes envolvidas.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, o exercício da mediação, conciliação e arbitragem é o melhor caminho para evitar problemas que possam parar na justiça, de modo que todos os envolvidos possam sair satisfeitos com os resultados apresentados.

Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, e reitor da Unit, Jouberto Uchôa

“A mediação, conciliação e arbitragem é, sem dúvida, um mecanismo importante para que as demandas que envolvam conflitos entre as instituições e pessoas ou empresas, possam ter solução rápida, prática e eficaz para as partes envolvidas. Este é um momento muito importante, pois a Unit faz parte da história de Sergipe, com a presença dos profissionais formados em todas as áreas do mercado, o que respalda sua qualidade como instituição de ensino. Firmar um convênio entre a Unit e a Media é colocar lado a lado a empresa que promoveu uma revolução educacional no nordeste e a melhor maneira de solucionar problemas que poderiam ser judicializados. Além disso, a Media também ajudará na formação dos alunos dos mais variados cursos da universidade, principalmente os de Direito, fortalecendo ainda mais qualidade educacional em Sergipe”, disse Marcos Andrade.

O reitor da UNIT, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, valorizou a atuação da Fecomércio e destacou que firmar esse convênio é fundamental para a elevação da qualificação dos alunos da Universidade Tiradentes.

“Estou emocionado em poder firmar esse convênio em um momento tão oportuno para o mercado de trabalho, com a Media, sob a chancela da Fecomércio. A Fecomércio é uma instituição ética, respaldada pela sociedade e que nos traz essa iniciativa brilhante para solução de conflitos. Vamos levar à sociedade a importância da mediação, conciliação e arbitragem como um importante meio de evitar a judicialização. Temos na Fecomércio muitas ações importantes que devem ser valorizadas, o que para a UNIT é um motivo de orgulho em participar junto com a federação”, afirmou.

A coordenadora da Media – Câmara de Mediação e Arbitragem, Ana Sarmento, agradeceu o apoio da Fecomércio para suas ações e estímulo à mediação e arbitragem como método eficiente de resolução de problemas.

O convênio contempla a mediação extrajudicial como caminho para solução de conflitos na universidade

“A Fecomércio é uma mãe para a Media, dando muito apoio e estimulando a mediação como alternativa para as questões, evitando a judicialização. Nos hora muito assinar esse convênio com a UNIT, para poder promover a mediação e arbitragem como meio de fazer com que as questões da universidade tenham caminhos mais eficientes para solução. Além de fortalecer a capacitação dos profissionais formados pela UNIT, de modo que disseminemos a cultura da resolução de conflitos”, comentou.

Com isso, estudantes da UNIT passam a ter na Media um apoio para elevar sua capacidade de interpretação jurídica, levando os procedimentos da mediação extrajudicial de modo que seja um meio de evitar querelas judiciais, além de aumentar seu conhecimento para o exercício das mais variadas atividades, a exemplo dos alunos dos cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia, além de várias outras áreas do conhecimento.

Participaram da reunião, o superintendente da UNIT, Saumíneo Nascimento, o da Fecomércio, Maurício Gonçalves, o diretor regional do Senac, Marcos Sales, o coordenador do curso de Direito da universidade, professor Mário Jorge Fortes, o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, professor Jéfferson Menezes, a assessora da Media, Isabella Sarmento, o coordenador das Câmaras Empresariais da Fecomércio, Lucas Lima e a executiva de negócios da Fecomércio, Leide Oliveira.