O Presidente da Fecomércio/SE, Laércio Oliveira e o presidente da Sicofase (Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado de Sergipe) Alex Garcez se reuniram com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, para solicitar a ampliação do número de farmácias credenciadas no programa Farmácia Popular. “O Brasil tem hoje 34 mil farmácias cadastradas no programa, mas é preciso ampliar esse número por causa da deficiência nos postos de saúde, com grande falta de medicamentos”, disse Alex.
Participaram também da reunião a coordenadora do programa Farmácia Popular, Cleonice Lisbete Silva Gama e o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Marco Fireman. “A resposta positiva. O governo vai analisar com bons olhos a possibilidade de novos credenciamentos”, disse Alex Garcez.
O Programa Farmácia Popular do Brasil funciona atualmente com a modalidade “Aqui Tem Farmácia Popular”, em parceria com farmácias particulares e drogarias comerciais. São disponibilizados gratuitamente medicamentos para o tratamento de hipertensão (pressão alta), diabetes e asma. E com até 90% de desconto, remédios para: rinite, dislipidemia (colesterol alto), doença de Parkinson, osteoporose e glaucoma. Ainda anticoncepcionais e fraldas geriátricas.
Laércio destacou a importância da ampliação do programa, que foi criado com o objetivo de oferecer à população mais uma alternativa de acesso aos medicamentos considerados essenciais.
Atualmente, o Programa “Aqui tem Farmácia Popular” funciona por meio do credenciamento de farmácias e drogarias comerciais, aproveitando a dinâmica da cadeia farmacêutica (produção x distribuição x varejo).
Notícias Relacionadas
Comércio farmacêutico ganha com parceira com distribuidoras
Sicofase alerta para a compra de antibióticos sem receita
SindcomTB empossa novo presidente
Sicofase entrega Ofício ao Presidente Laércio Oliveira
Fecomércio empreende ações para fortalecer sindicatos
Facilidades para farmácias são apresentadas pelo Sicofase
Fecomércio realiza encontro de mulheres empreendedoras