A multiplicadora do Programa Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs), junto a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL), Yara Freire Melo, participou no período entre 16 e 20 de setembro, na Federação do Comércio de Sergipe, de uma série de avaliações de consenso, com a finalidade de conhecer a estrutura dos sindicatos ligados ao sistema. Esse tipo de procedimento consistiu em uma análise realizada em conjunto com a multiplicadora do programa em Sergipe, Crys Moura, objetivando realizar visitas aos sindicatos filiados, a fim de conhecer o desempenho das instituições perante o programa de gestão.
Durante o processo de visita à federação e mais seis dos 10 sindicatos integrantes da base da Fecomércio de Sergipe, Yara Melo contou com o apoio da multiplicadora Crys Moura na avaliação do sistema de liderança e no comprometimento pessoal dos integrantes da diretoria de cada entidade sindical. Na oportunidade foram analisadas também: a disseminação da missão, a visão dos princípios do sindicato ou federação e também, como é feito o desempenho global da instituição.
“As avaliações têm como objetivo verificar se os procedimentos estão tendo a evolução almejada. A partir do momento em que o Segs é aplicado, existe uma série de práticas e treinamentos, assim como a avaliação de resultados”. Yara Melo revelou que o método é um trabalho criterioso, em que é feita uma análise ponto a ponto, mas é bem eficaz, pois ao final desse processo o multiplicador tem como avaliar se o sindicato está crescendo ou ficando estagnado.
No processo de avaliação, de acordo com Yara Melo, são observados sete critérios pré-definidos, a exemplo de liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informação e conhecimento, pessoas e processos os quais fundamentarão o oitavo passo: o resultado. Durante os cinco dias da avaliação, foram analisados os documentos e registro das ações realizadas pelos sindicatos, bem como os processos de gerenciamento.
Notícias Relacionadas
Câmara Portuguesa de Sergipe irá conectar empresários de forma bilateral
Endividamento familiar aponta queda em Aracaju em dezembro
Relator da reforma tributária faz palestra nos Diálogos Empresariais
Fecomércio-SE conhece projeto de inclusão de pessoas com deficiência desenvolvido por Júlia Carvalho
Brasil: Micro e pequenas empresas pretendem investir nos próximos meses
Empresários lançarão projeto para recuperação de empregos e enfrentar a crise
Portaria sobre trabalho nos feriados é adiada para março de 2024





