Fecomércio comemora licitação do Terminal Pesqueiro de Aracaju

O trabalho dos profissionais da pesca e aquicultura em Sergipe está em vias de se tornar mais simplificado. Na quarta-feira (12), foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, via Secretaria Nacional de Pesca, o edital da licitação em forma de leilão do Terminal Pesqueiro de Aracaju, construído pelo Governo Federal, instalado na avenida Otoniel Dórea, Centro de Aracaju.

Com a publicação do edital, as empresas que desejarem concorrer à administração da unidade de beneficiamento de produtos pescados podem se inscrever até o dia 16 de fevereiro. O leilão da unidade de Aracaju e mais seis terminais em todo o Brasil acontecerá no dia 7 de março, na B3, Bolsa de Valores de São Paulo. O edital está disponível para os interessados no site do Ministério da Agricultura.

Terminal Pesqueiro de Aracaju
Imagem: Divulgação

A iniciativa foi comemorada pela Fecomércio, pois os empresários do setor de pesca e aquicultura do estado têm se movimentado através das ações desenvolvidas pelo presidente da entidade, Laércio Oliveira, e da Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura, que agrega empresários do segmento no estado. Laércio Oliveira comentou sobre a abertura do processo licitatório do Terminal Pesqueiro de Aracaju.

Laércio comenta a licitação do Terminal Pesqueiro
Imagem: Marcio Rocha

“O Terminal Pesqueiro de Aracaju trará benefícios importantes para os pescadores de Sergipe. Atualmente, para que o produto pescado em Sergipe seja beneficiado, há a necessidade de envio para a Bahia, para que depois volte a nosso estado, e depois poder ser vendido ao consumidor. Com a licitação e o leilão, o produto de pesca será beneficiado aqui, agregando valor ao produto aqui em Sergipe, promovendo economia para os empresários e preços mais competitivos para o consumidor. A população sergipana ganha com a licitação do nosso Terminal Pesqueiro”, disse o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.

Para o coordenador da Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura da Fecomércio, Humberto Eng, destacou que para Sergipe o momento é importante e abre novos horizontes para os empresários do setor de pesca artesanal e criadores de produtos pescados.

Humberto Eng, coordenador da Câmara de Pesca e Aquicultura da Fecomércio
Imagem: Marcio Rocha

“Fizemos várias reuniões com autoridades do segmento, com superintendente do Ministério da Agricultura em Sergipe, Haroldo Araújo, com o secretário nacional de Pesca e Aquicultura, Jorge Seif, visitamos o Terminal Pesqueiro de Aracaju com eles e com o presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, que se comprometeu em ajudar no término da obra e em estimular a abertura da licitação da unidade sergipana. Os pescadores de Sergipe vão ganhar muito com essa iniciativa, pois isso vai baratear os custos de beneficiamento do pescado local e isso, obviamente, se refletirá em economia para os consumidores do pescado sergipano”, disse Eng.