O primeiro semestre de 2025 foi marcado por um ritmo expressivo de expansão no ambiente empresarial sergipano. Dados levantados pelo Instituto Fecomércio e Núcleo de Comunicação e Inteligência do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, (Fecomércio-SE) revelam que 3.286 novas empresas foram abertas no estado entre janeiro e junho, um número que reflete a retomada da confiança do empreendedor local e o fortalecimento do mercado regional.
O estudo aponta ainda a distribuição dos novos empreendimentos por setor econômico, evidenciando a predominância do comércio e serviços, que somaram 2.911 registros, o que representa 88,6% de todas as empresas abertas no período. Este número demonstra a forte vocação comercial do estado, impulsionada especialmente por micro e pequenos negócios, comércio varejista e prestadores de serviços diversos.
A indústria também registrou desempenho relevante, com 327 novas empresas no primeiro semestre, mostrando fôlego na cadeia produtiva e na diversificação econômica. A agropecuária, ainda que com números mais modestos, contabilizou 48 novas empresas, evidenciando o interesse crescente por empreendimentos voltados à produção rural e ao agronegócio.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, o aumento no número de registros é reflexo de um ambiente mais estável para os negócios, favorecido por políticas de crédito, capacitação empreendedora e desburocratização de processos. “Esses dados mostram que Sergipe tem sido um terreno fértil para quem deseja empreender. A predominância do setor de comércio e serviços reforça nossa vocação histórica, mas também é importante destacar o crescimento industrial e o avanço do setor agropecuário”, pontua.
Para o chefe de comunicação e inteligência, o economista Márcio Rocha, que assina a análise do levantamento, a evolução empresarial no estado traz consigo impactos diretos na vida das pessoas. “Cada nova empresa aberta representa mais que um CNPJ — é a possibilidade de geração de emprego, renda e movimentação da economia nos bairros, nos municípios e em todo o estado. O avanço dos empreendimentos em Sergipe é reflexo de uma sociedade que busca crescer, inovar e construir caminhos mais sustentáveis para o futuro, com políticas apropriadas por parte do estado e municípios”, avalia.
Com esses números, Sergipe confirma seu potencial como um estado dinâmico, atrativo para novos negócios e resiliente diante dos desafios econômicos nacionais, abrindo caminho para mais oportunidades e desenvolvimento.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 Sindicatos Patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Notícias Relacionadas
Secretário Especial do Governo Federal conversa com empresários sergipanos
Fecomércio instala Câmara dos Jovens Empresários
Mercado de TI no Brasil foi de US$ 39,1 bilhões em 2017
Sirecom vai promover uma palestra sobre os impactos da reforma tributária para os representantes comerciais
Fecomércio lança Cartão do Empresário
Natal Iluminado traz mais alegria para Aracaju
Economista destaca potencial de crescimento do comércio exterior sergipano







