Evento Sergipe Gasfértil movimentará cadeia produtiva do estado

Será realizado na próxima segunda-feira (23), no Hotel Sesc Atalaia, o Sergipe Gasfértil, evento direcionado para a cadeia produtiva do óleo e gás e fertilizantes de Sergipe, que contará com a participação de diversas personalidades do segmento em nível nacional e internacional.

O evento contará com uma apresentação da Machado & Meyer Advogados, a respeito de estudo sobre royalties e receitas decorrentes da atividade exploratória de óleo e gás no estado, que foi desenvolvido com apoio da Federação do Comércio, por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento, e do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec). Além disso, haverá ainda apresentação da Mastersenso Consultoria, que apresentará o projeto do Polo de Fertilizantes de Sergipe.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, o evento será importante para o melhor entendimento de como o estado será beneficiado com as receitas arrecadadas com a cadeia produtiva do óleo e gás e inicia um projeto importante para o desenvolvimento econômico sergipano, por meio do Polo de Fertilizantes de Sergipe.

“Sergipe é o estado com maior capacidade no Brasil de exploração do gás natural e isso começa a ganhar corpo, com um ano de vigência da Lei do Gás, da qual fui relator, e as empresas do segmento passaram a olhar com bons olhos para Sergipe, vendo as potencialidades de expansão da atividade econômica dessa cadeia produtiva que vai gerar milhares de empregos para os sergipanos. E também damos o pontapé inicial no projeto do Polo de Fertilizantes do estado, pois Sergipe é um potencial produtor de fertilizantes e se trabalharmos isso com celeridade e destreza, sairemos na frente em todo o país, já que reunimos todas as capacidades produtivas em nosso estado. São ações como essa que nos levarão à vanguarda do setor produtivo brasileiro e internacional, diminuindo a dependência de fertilizantes importados, fortalecendo o agronegócio e todas as atividades relacionadas”, disse Laércio.

O evento acontecerá na segunda-feira, com início às 09h, e contará com a participação de representantes de grandes empresas do mercado internacional, como a Mosaic, Unigel, New Fortress Energy, EBrasil e Celse. No evento, serão entregues tanto o estudo sobre royalties, como o projeto do Polo de Fertilizantes.