O Varejotech Conference, único evento no Brasil focado em sua totalidade nas tecnologias disruptivas e inovadoras para o futuro do comércio, aconteceu na última semana em São Paulo, apresentando uma visão completa do varejo atual com a introdução tecnológica no mercado, por meio das novidades apresentadas por representantes da China e Vale do Silício. Acompanhando as tendências do mercado, a Fecomércio Sergipe esteve presente, sendo representada pelo coordenador da Câmara Empresarial de Tecnologia e Inovação, Roger Barros, que acompanhou o evento marcado pela presença de empresários de TI e comércio varejista online e offline.
O evento contou com a apresentação da aplicabilidade das ferramentas de tecnologia e inovação no setor, exibições de estratégias de marketing e vendas online para os empresários garantirem sua posição competitiva no mercado e a presença de executivos, investidores e empreendedores de startups direcionadas para o comércio.
Foram apresentadas várias ações inovadoras, com aplicação direta para o mercado comercial, a exemplo do frictionless retail, que introduz a realidade das lojas online nos estabelecimentos físicos do varejo; ominichannel e pick-up stores, lojas fícias com integração de comércio social e canais de relacionamento com o cliente e vendas, tendência do mercado futuro; programas de fidelização e gestão de clientes, assim como softwares de análise de dados e inteligência artificial. O representante da Fecomércio destacou as evoluções do mercado e como as tendências da inovação irão impactar no processo comercial e na vida dos consumidores.
“A transformação digital que estamos vivendo impacta diretamente a forma como o consumidor se relaciona com o varejo através dos vários canais de comunicação seja on line ou mesmo na loja física na hora de realizar a compra. Quem não estiver preparado para esta nova realidade de relacionamento com seu cliente terá dificuldade de se manter no mercado”, afirmou Roger Barros.
O presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, valorizou a participação da entidade no Varejotech Conference e lembrou que as tendências do mercado são norteadas pelo processo inovador que se forma nas startups, destacando que a Fecomércio tem apoiado a promoção de ações que estimulem a criação e o desenvolvimentos das empresas inovadoras.
“Quem não estiver antenado nas tendências do setor de inovação, ficará sempre um passo atrás no mercado. A Fecomércio tem buscado ajudar no desenvolvimento de mecanismos que venham alavancar o processo tecnológico no estado, com projetos como o Inova + Sergipe, que já conseguiu a aplicação de recursos por meio de editais nas startups sergipanas, e conhecer melhor o que acontece mundo afora no cenário, pois isso vai chegar ao nosso comércio e todos os outros setores da economia. A evolução tecnológica é um caminho sem volta para o futuro do mercado”, afirmou Láercio Oliveira.
Notícias Relacionadas
Radar Legislativo #008
Nota de falecimento
Comissão do Código Comercial entrega relatório final
Sergipe apresenta menor taxa de desocupação dos últimos 7 anos
Potencial Turístico da Rota do Imperador será explorado com novas ações do Sistema Fecomércio
Fecomércio realiza 1º Encontro de Comunicação do Sistema Comércio
Fecomércio comemora licitação do Terminal Pesqueiro de Aracaju