Câmara de Pesca e Aquicultura debate oportunidades e desafios do setor pesqueiro

A Câmara de Pesca e Aquicultura da Fecomércio-SE realizou ontem (25) uma reunião ordinária com o ex-ministro, empresário e consultor, Altemir Gregolin, para discutir sobre o mercado de pescados sergipano.

O ex-ministro Altemir Gregolin ressaltou o potencial sergipano para ser um dos maiores produtores de pescado no Brasil. O estado além de possuir condições climáticas e geográficas favoráveis para isso, também conta com um mercado disposto a consumir os pescados.

Sergipe é o 4° maior produtor de camarão do país. Este é um dado que demonstra o potencial que o estado possui neste setor, porém, apesar desta posição expressiva, o mercado local ainda carece de um maior incentivo para fortalecer a sua atividade.

Altemir Gregolin, ex-ministro da pesca
Imagem: James Silva

Segundo o coordenador da Câmara de Pesca e Aquicultura da Fecomércio, Humberto Eng, para que o mercado de pesca possa crescer, vender bem e oferecer ao consumidor preços justos, ainda é preciso atrair grandes empresas e investimentos para o setor, regular o ambiente de negócios e, principalmente, contar com o apoio do estado para induzir a produtividade deste segmento.

O chefe da assessoria de planejamento da Seagri, Arlindo Nery, apresentou o Núcleo de Pescados nesta reunião. O projeto foi criado para realizar uma mensuração oficial de toda produção do setor de pesca e aquicultura, para que dessa forma, políticas públicas eficazes possam ser desenvolvidas.

“Para fazer política pública a gente precisa de números. O Núcleo foi criado para podermos levar propostas ao ministério e apresentar um plano de trabalho com um referencial bem feito e mostrar a capacidade de produção que temos aqui”, explicou Nery.

Empresários e agentes públicos discutem setor da pesca na Fecomércio com ex-ministro
Imagem: James Silva

A Semana do Pescado, evento criado para incentivar o consumo de pescados e apoiar a cadeia produtiva do setor pesqueiro, também foi assunto debatido na ocasião. O ex-ministro Altemir Gregolin, que também é o coordenador nacional da Semana do Pescado, esclareceu o papel do evento para o segmento de pesca e aquicultura.

“A Semana do Pescado tem o objetivo de pautar o tema da importância do consumo do pescado, por ser uma proteína nobre e saudável, mas, acima de tudo, gerar, a partir disso, negócios. O principal intuito é movimentar a cadeia produtiva, aumentar a produção e assim por diante”.

A ocasião também contou com a presença do secretário municipal da indústria, comércio e turismo, Jorge Fraga, do presidente da Abrasel Sergipe, Bruno Dórea, do vice-presidente da Ases, Robert Fraga, e do superintendente da Fecomércio, Maurício Gonçalves.

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe

Endereço: Edf. José Raimundo dos Santos - Rua Dom José Thomaz, 235 - 4º Andar - São José, Aracaju - SE, 49015-090

Fecomércio | Sesc | Senac
CNPJ: 13.040.811/0001-68
Política de Privacidade
Copyright © 2021. Todos os Direitos Reservados