Balança comercial sergipana de janeiro

A balança comercial sergipana, resultado das transações internacionais das empresas do estado apontou o déficit de US$ 73,9 milhões no mês de janeiro, de acordo com dados do Ministério da Economia. Sergipe promoveu um recorde nas compras por importação no valor de US$ 80,4 milhões. Este é o 3º maior valor importado em toda série histórica.

O principal produto responsável por consolidar este número foi o gás natural liquefeito (GNL), que representou, aproximadamente, 88% do valor importado por Sergipe no mês de janeiro. Todo o GNL importado pelo estado foi comprado do Catar para alimentar a geração de energia da Celse, usina termonuclear em Barra dos Coqueiros.

Sobre as exportações, os principais produtos enviados por Sergipe no mês de janeiro foram o suco de laranja, jogos de fios para velas de ignição, óleos essenciais de laranja, ladrilhos e placas para pavimentação ou revestimento, e suco de abacaxi. O valor exportado no primeiro mês do ano foi de US$ 6,5 milhões e os principais países de destino dos produtos sergipanos foram Japão, Austrália, Holanda, Uruguai e Espanha.

A Fecomércio avalia que o comércio exterior sergipano tem apresentado um crescimento considerável nas importações, desde o início das operações da Celse, o que promove um aumento das divisas enviadas para o mercado internacional. Já o processo de exportação de janeiro contempla os produtos fabricados pelas empresas sergipanas, cuja produção alimenta tanto o mercado nacional como internacional, além de produtos de origem agrícola em safras correntes no momento.