Abra as Portas para um Futuro de Sucesso no Comércio de Sergipe!

Acordo coletivo de trabalho dos comerciários é discutido com patrões

WhatsApp
Facebook
X

Empresários e comerciários sergipanos realizaram na manhã do dia 6 de maio, na sede da Superintendência Regional do Trabalho (SRT), em Aracaju, a primeira rodada de negociação, objetivando discutir assuntos relativos à Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014. O encontro foi mediado pelo representante da SRT, Nilson Barreto Socorro, que na oportunidade, questionou a representação patronal a fim de garantir o primeiro de maio, como data-base da categoria, o que foi de pronto confirmado. A pauta reivindicatória encaminhada pela representação laboral aos empresários, ainda está sendo analisada, uma vez que nem todos os sindicatos filiados à Federação do Comércio (Fecomércio), tiveram condições de convocar seus associados para uma assembleia geral extraordinária.

 No decorrer da reunião, o presidente da Federação dos Comerciários do Estado de Sergipe (Fecomse), Ronildo Almeida, defendeu a necessidade de ampliação das conquistas dos trabalhadores, inclusive com a ampliação de conquistas não só econômicas como sociais. A pauta de reivindicação encaminhada ao setor patronal consta de 36 cláusulas sociais e econômicas, sendo considerada a mais importante, a vigésima oitava, parágrafo primeiro, que pede um piso salarial unificado de R$ 1.356,00 e 15% de aumento salarial, para quem ganha acima do piso. “Desde o final do mês de março, que encaminhamos a nossa pauta de reivindicações, mas até agora não houve resposta por parte dos setores da categoria econômica”, afirmou.

Na sequência, o presidente do Sindicato dos Lojistas, Gilson Figueiredo, que juntamente com o presidente da Federação do Comércio, Abel Gomes da Rocha Filho, representava o setor patronal, em breve relato, demonstrou para os comerciários presentes à reunião, as dificuldades que as pequenas e médias empresas enfrentam em relação aos grandes conglomerados, na Convenção Coletiva de Trabalho. Abel Gomes por sua vez, confirmou ter recebido a solicitação dos trabalhadores, mas disse que só teria  condições de apresentar uma contraproposta, quando todos os sindicatos patronais tivessem realizado suas assembleias gerais extraordinárias. Seguindo a reunião, as partes passaram a discutir livremente as pretensões e possibilidades de cada uma das bancadas, oportunidade em que foram expostos posicionamentos importantes para o balizamento das negociações futuras. No final, acordaram a realização de nova rodada de negociação para o dia 13 de maio, às 15h, na sede da SRT.

Seja um associado

Cartão do Empresário

Faça parte do clube que mais cresce em Sergipe. Tenha descontos, participe de rodadas de negócios, cafés, e faça muito networking com a nossa plataforma, você não pode ficar de fora dessa, assine agora e não perca essa oportunidade de gerar valor para o seu negócio.

Ir para o conteúdo