O programa entrou em atividade em julho e é dividido em quatro pilares – Comunica, Multiplica, Inova e Conecta
Fonte: CNC

A Câmara Brasileira de Tecnologia da Informação (CBTI) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) voltou a se reunir no dia 24 de novembro para tratar de assuntos pertinentes ao segmento. O encontro teve como pauta principal o CNC Transforma, programa desenvolvido pela Confederação e direcionado aos empresários do setor terciário com o objetivo de identificar ferramentas de inovação tecnológica que ajudem na modernização e na sobrevivência dos negócios, principalmente diante da crise do novo coronavírus.
O coordenador das Câmaras do Comércio, Luiz Carlos Bohn, abriu a reunião citando um recente artigo do fundador da Microsoft, Bill Gates. O empresário americano ressaltava que a pandemia da covid-19 trouxe grandes mudanças na forma de trabalho e que a expectativa é que algumas transformações continuem até mesmo após o fim da crise sanitária.
“Uma delas é a questão das reuniões virtuais. Quando nós imaginaríamos estar assim, há quase oito meses, tratando tudo pelo computador? Que a gente possa usar essa grande ferramenta que é a tecnologia da informação para facilitar a nossa vida. Porque no fundo todos nós queremos trabalhar com satisfação, com alegria, junto aos amigos, buscando um país melhor”, concluiu.
A apresentação do CNC Transforma foi realizada pelo chefe da Divisão Jurídica da Confederação, Alain Mac Gregor, que fez um resumo do trabalho do grupo de inovação e tecnologia criado em 2019 pela CNC. “Esse grupo se formou para procurar soluções de inovações para o Sistema. No início deste ano, começamos a buscar parcerias no mercado, e aí chegou a pandemia, que, ao invés de frear o processo, só acelerou”, reforçou o advogado, destacando que a CNC teve que ser rápida para estudar soluções de oferta de experiências em inovação aberta que pudessem ajudar os empresários.
O programa entrou em atividade em julho, dividido em quatro pilares – Comunica, Multiplica, Inova e Conecta –, e vem sendo desenvolvido em parceria com a eMotion Studios, empresa que apresentou o melhor formato de atendimento em inovação e tecnologia para ser aplicado dentro do ambiente de atuação do Sistema Comércio.
“Para poder testar e transmitir as melhores opções de inovação, a própria CNC vem realizando um mapeamento interno, com suas equipes, em cada área, identificando suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, para ser cada vez mais eficiente, se reafirmando como uma entidade atrativa e que seja reconhecida pelo seu representado”, reforçou Mac Gregor.
Federações e sindicatos de todo o País têm participado ativamente desse processo. Neste momento, o programa está na fase Conecta, que é a apresentação de startups e o estabelecimento de parcerias para levar valor aos representados, após sensibilização e mapeamento das dores. “Identificamos problemas para saber o que dificulta sua atuação sindical ou atividade empresarial e quais os problemas que nossos representados enfrentam no dia a dia para, em cima desses problemas, buscar as soluções em startups que tenham expertise no mercado”, destacou o advogado.
A CNC busca com o programa transformar a entidade em uma marca inovadora, melhorar a produtividade interna, aumentar o valor da atuação diante de seus representados e garantir uma cultura digital que está sempre se aprimorando para oferecer o melhor para todo o Sistema Comércio, incluindo também o aumento da taxa de associativismo.
O coordenador da CBTI, Francisco Maia, destacou que já está participando do CNC Transforma como presidente da Fecomércio-DF. “A CNC já está promovendo eventos maravilhosos com as startups que foram identificadas para atender a problemas comuns aos nossos representados. Queremos participar para poder oportunizar melhores ações e detalhar para os empresários”, disse.
Pela Fecomércio-AL, Jean Paulo Torres Neumann parabenizou o programa e ressaltou que vem ao encontro do que se discute na CBTI, principalmente para fortalecer toda a rede da CNC e Federações. Da mesma opinião partilha o presidente da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional), Ítalo Nogueira, que se pôs à disposição para colaborar com o CNC Transforma, destacando a experiência que a associação tem nessa área. Nogueira fez a apresentação de um modelo de startup, parceira da Assespro, que eles vêm desenvolvendo.
Para o presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Estado de Sergipe, Roger Dantas Barros, este é um excelente momento para discussão, principalmente no pós-pandemia, quando será necessária uma recuperação rápida, associada a novas tecnologias. “E a CNC tem que ser protagonista nesse novo modelo de pensar para que comércio, serviços e turismo, que precisam dar um foco maior na transformação digital, possam aumentar sua competitividade e ter condições de sobreviver diante destes novos desafios”, pontuou.
Projetos legislativos
O especialista técnico da Divisão de Relações Institucionais (DRI) da CNC Elielson Gonçalves concentrou sua explanação no Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 249, enviado pelo governo federal e que institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador, estabelecendo princípios e diretrizes.
“Esse projeto, que foi apensado ao PLP nº 146, que trata sobre o mesmo assunto, traz algumas mudanças na forma como a administração pública se relaciona com as startups, criando mecanismos que possibilitam fomentos e incentivos, inclusive do ponto de vista de contratos públicos”, explicou.
Na visão do técnico, o projeto vem para flexibilizar as “amarras burocráticas” e facilitar o desenvolvimento de novas startups no mercado. Elielson também fez um breve resumo do Projeto de Lei PL nº 5.130/2016, que propõe a exclusão da proibição ou da suspensão temporária de atividades de provedores de acesso à internet como forma de sanção, e do PL nº 4.723/20, que acresce dispositivos à Lei nº 13.709, determinando a preservação no País de dados pessoais.
Notícias Relacionadas
Fecomércio discute oportunidades para negócios em Moçambique
Lumibrasil comemora participação no Natal Iluminado
Equipe do Sistema Fecomércio Sergipe participa do Conecta 2023
Vila da Páscoa Iluminada: Um Mundo Mágico à Beira-Mar
Comissão do Código Comercial entrega relatório final
Sistema S administra recursos de forma caprichosa e com eficiência
Senac Bistrô Cacique-Chá é inaugurado






