A Praça da Bandeira, em Tobias Barreto, tornou-se nesta semana um ponto de encontro entre crédito, orientação financeira e cultura popular. Desde ontem (28), a carreta do Banco do Nordeste (BNB) está instalada no município, onde funciona como uma agência itinerante, oferecendo atendimento ao público das 10h às 15h. A partir das 16h, o espaço se transforma em um palco cultural, com apresentações gratuitas que seguem até o sábado, 31 de janeiro.
A ação é resultado de uma parceria entre o Banco do Nordeste e a Fecomércio Sergipe, responsável por viabilizar a chegada da carreta à cidade.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, a vinda da Carreta do Banco do Nordeste a Tobias Barreto reforça a aproximação do banco com os empreendedores, empresários e população local. A articulação para que a ação ocorresse no município partiu de um contato do superintendente do BNB, César Santana, no contexto da circulação da carreta por Sergipe, e resultou em uma parceria com a Prefeitura.
“Gostaria de agradecer ao superintendente do Banco do Nordeste, César Santana, que nos procurou quando a carreta estava vindo para Sergipe. A partir desse contato, propus uma parceria com a Prefeitura de Tobias Barreto para que essa ação, única no estado, acontecesse no município”, comentou o presidente da Fecomércio.
Segundo o gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do BNB, Lênin Falcão, a carreta nasceu com a missão de percorrer o Nordeste, integrando feiras, eventos e encontros de negócios, mas passou a assumir também um papel estratégico fora desse calendário.
“A ideia foi permitir que a carreta pudesse circular pelas cidades como agência de atendimento e, ao mesmo tempo, como espaço de ações culturais. Durante o período de funcionamento da carreta, a população tem acesso aos mesmos serviços ofertados em uma agência convencional, como abertura de contas, esclarecimento de dúvidas, financiamentos e assinatura de contratos, tanto do banco quanto dos programas CrediAmigo e Agroamigo”, explica Lênin.
Ainda segundo o gerente do BNB, mais do que um equipamento móvel, a estrutura aproxima o banco da população e dos pequenos empreendedores, principalmente aqueles que ainda enxergam as agências tradicionais como espaços distantes ou burocráticos.
“Muitas pessoas têm receio de entrar em uma agência bancária. Na praça, em um espaço aberto e acolhedor, esse contato se torna mais simples. Essa ação aproxima o banco de quem precisa e fortalece o desenvolvimento econômico e social”, observa Lênin Falcão.
A expectativa do BNB é realizar cerca de 100 atendimentos por dia, entre orientações, abertura de crédito, financiamentos e novos cadastros. Para o município, o impacto vai além dos números. A presença da carreta facilita o acesso de microempreendedores a linhas de crédito com juros reduzidos e menor burocracia.
Programação da Carreta em Tobias Barreto
Atendimento ao público
Data: 29 e 30 de janeiro
Local: Praça da Bandeira
Horário: 10h às 15h
Atrações culturais
Data: 29, 30 e 31 de janeiro
Local: Praça da Bandeira
Horário: A partir da 16h
29/01: Magiclown – O Palhaço Mágico
30/01: Sena in Cantoria
31/01: Grupo Xaxado Dizé
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 Sindicatos Patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Notícias Relacionadas
Comércio e Serviços em Sergipe apresentam aumento em agosto
Abel é entrevistado por Gilmar Carvalho
Inclusão e talento: importância da diversidade no mercado de trabalho
Laércio Oliveira é eleito presidente da Federação do Comércio- Academia Livre em Nossa Senhora do Socorro
Cerca de 1,5 milhão de novas MPEs podem ser criadas em 2019
Lançamento do projeto “Bem-Vindo ao País do Forró”







