Na quinta-feira (27) aconteceu a abertura da AquiPesc Brasil, maior feira do setor de aquicultura e pesca do Nordeste. O evento reuniu os agentes que compõem toda a cadeia produtiva deste setor em Sergipe para apresentar ao público visitante o potencial que o segmento da pesca e da aquicultura podem agregar para o crescimento da economia, para a valorização social e geração de emprego e renda.
A solenidade de abertura da AquiPesc Brasil contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, que falou sobre a força que o estado de Sergipe possui principalmente na atividade da carcinicultura, já que Sergipe é o quinto maior produtor de camarão do Brasil.
“É um momento de troca de experiências, de experiências exitosas e também é um momento que sem dúvida nenhuma será determinante para o esforço que vem sendo feito e eu quero fazer essa justiça pelo governo estadual que tem tomado um conjunto de ações que são muito importantes e que aceleram o crescimento por exemplo da carcinicultura no estado. É bom lembrar que Sergipe incluiu o camarão na merenda escolar”, destacou o ministro André de Paula.
Essa atividade no setor da carcinicultura já é muito forte em Sergipe, mas vai ganhar um impulso ainda maior a partir de agora. O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, anunciou em seu discurso durante o evento que o ICMS da produção de camarão para pequenos produtores vai ser zerado.
“O estado de Sergipe agora está baixando um decreto zerando o ICMS dos pequenos produtores de até 10 hectares de camarão. Para que a gente possa incentivar ainda mais a produção e colocar na merenda escolar, que aqui em Sergipe já tem camarão na merenda. Além disso, nós zeramos também a alíquota do ICMS pros navios pesqueiros na questão do óleo diesel nos navios, mostrando que o governo de Sergipe incentiva a produção”, afirmou o governador Fábio Mitidieri.
O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, falou sobre a grande variedade de atrações e de atividades que as pessoas vão poder aproveitar durante os três dias de evento, que deverão movimentar cerca de R$ 50 milhões na cadeia produtiva da pesca no estado.
“Aqui nós temos interatividade, aqui nós temos mais de 40 expositores, tecnologia, exposição de barcos, palestras, soluções para os negócios da pesca. A expectativa é que a gente tenha mais de 10 mil visitantes aqui nesses 3 dias. O evento tá na sua primeira edição, mas já é um sucesso, porque nós já temos experiência com outras realizações do segmento, e vai ser um evento fundamental para a geração de emprego e renda aqui no estado”, disse o presidente Marcos Andrade.
A AquiPesc Brasil vai até sábado, dia 29 de março, no Centro de Convenções AM Malls, com uma agenda repleta de palestras, exposições, rodadas de negócios e debates. A Aquipesc Brasil 2025 promete impulsionar o setor, trazendo inovação, tecnologia e oportunidades para produtores, empresários e profissionais do ramo. A expectativa é que o evento movimente R$ 120 milhões em negócios e contribua para a expansão e modernização da pesca e aquicultura em Sergipe e no Brasil.
O evento conta com o patrocínio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Agricultura, além do apoio de Brasino Aquicultura, Prefeituras de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro, Sistema FAESE/Senar e Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
Saiba mais sobre o evento: https://aquipescbrasil.com/
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 Sindicatos Patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Notícias Relacionadas
Senado aprova projeto que facilita leilão de veículos apreendidos
OIT projeta queda de desemprego no Brasil
Laércio recebe comenda Júlio Prado Vasconcelos
Presidente da Fecomércio é ouvido na CPI da Telefonia
Empresários do comércio apresentam alto grau de confiança na economia
Deputados sergipanos recebem Agenda Institucional do Sistema Comércio
Forró da Fecomércio reúne grande número de pessoas










